Felipe Neto reitera críticas a Bolsonaro e diz que intimação é tentativa de instaurar medo

Youtuber foi intimado a depor sob acusação de crime contra a segurança nacional e calúnia

Escrito por Redação ,
O caso Felipe Neto, que aparece com uma expressão séria na foto, gerou repercussão na Internet.
Legenda: Youtuber e empresário Felipe Neto, de 33 anos, foi intimado a depor por denúncia de crime contra a segurança nacional
Foto: Reprodução/Instagram

O empresário e youtuber Felipe Neto reiterou críticas feitas ao presidente Jair Bolsonaro e disse que sua intimação é uma 'tentativa de instaurar medo'. Ele divulgou um vídeo em suas redes sociais na noite de segunda-feira (15), horas após publicar que foi acusado por chamar o presidente Jair Bolsonaro de "genocida".

Felipe Neto foi intimado a comparecer à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio para prestar depoimento em investigação sob acusação de ter praticado crimes contra a segurança nacional e calúnia.

Segundo o youtuber, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente, é responsável por prestar a acusação. O delegado que intimou Felipe a depor é Pablo Dacosta Sartori, o mesmo que indiciou o youtuber por "corrupção de menores". 

Em vídeo, Felipe Neto afirmou que vai enfrentar o que chamou de 'tentativas de silenciamento' e teceu críticas à condução da pandemia de Covid-19 por Bolsonaro. 

"Não sei exatamente como ele [Carlos Bolsonaro] gostaria que eu me referisse ao presidente da república, um presidente que chamou reiteradamente a maior pandemia que se viu em muitos e muitos anos de gripezinha", disse.

O que significa a palavra "genocida"?

O termo "genocídio" foi criado pelo jurista polonês Rafhael Lemkin, dem 1943, para designar crimes com objetivo de eliminar a existência física de grupos nacionais, étnicos, raciais ou religiosos. A palavra vem da junção das de génos (grego para família, tribo ou raça) e -caedere (latim para matar).

O genocídio é considerado um crime contra a humanidade, conforme determinação realizada pela ONU, em 1948. Práticas de genocídio são julgadas atualmente pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). 

Em novembro de 2019, Bolsonaro foi denunciado ao TPI por "incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas do Brasil". Para o caso ser julgado, o tribunal precisa aceitar a denúncia. 

Apoio de políticos e influenciadores digitais

Felipe reiterou que considera a acusação ilegal e apenas uma medida de propagar medo. "Vou continuar na mesma posição e sem medo, porque esse é exatamente o objetivo principal dessas pessoas, a imposição do medo. Que você tenha medo, não só eu, você. Eles sabem que eu tenho como me defender", afirmou aos seguidores. 

Desde que publicou as fotos da intimação, Felipe Neto tem recebido apoio de políticos, organizações e outros influenciadores digitais

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a ex-senadora Marina Silva (Rede), os deputados federais Marcelo Freixo (PSOL), Tabata Amaral (PDT), Marília Arraes (PT) e Talíria Petrone (PSOL) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede) também estão entre os que prestaram solidariedade ao youtuber. 

tweet ciro
Foto: Reprodução/Twitter

tweet marina silva
Foto: Reprodução/Twitter

Assuntos Relacionados