A agência espacial norte-americana (Nasa) reportou que perdeu contato com o helicóptero Ingenuity, que sobrevoa o planeta Marte.
Os controladores da aeronave perderam o contato na quinta-feira (18), próximo ao fim do 72º voo no planeta vermelho, segundo reportado pelo The New York Times.
"Durante a descida planejada, as comunicações entre o helicóptero e o rover encerram mais cedo, antes do pouso. A equipe está analisando os dados disponíveis e considerando as próximas etapas para restabelecer comunicações com o helicóptero", diz o comunicado.
Esse foi o primeiro helicóptero a conseguir voar controladamente no planeta. Após provar que o voo no planeta é possível, passou a ser utilizado para reconhecimento da região.
Missão Perseverance
A aeronave integra a missão Perseverance, nome de um complexo robô da Nasa que também foi enviado a Marte. A máquina deve extrair amostras de rochas e terras de Marte, que serão enviadas à Terra em 2030.
Um dos experimentos da missão busca obter oxigênio da atmosfera marciana. Os cientistas também querem obter evidências de vidas passadas no planeta.
Os dois veículos chegaram a Marte em fevereiro de 2021. Desde então, Ingenuity realizou 72 voos e atingiu 24 metros de altitude. O helicóptero tem 1,8 kg e utiliza energia de baterias solares.