Chuva de meteoros dos detritos do Cometa Halley acontece hoje; veja horário e onde assistir
Fenômeno é um dos mais bonitos do ano, segundo a Nasa
Uma das chuvas de meteoro mais esperadas de 2022, a Oriônidas atinge seu pico na madrugada entre esta sexta-feira (21) e o sábado (22). Gerado por resquícios do Cometa Halley, o fenômeno poderá ser observado a olho nu de qualquer parte do Brasil, desde que o céu esteja limpo.
Cientistas apontam que, durante a Oriônidas, será possível ver cerca de 70 estrelas cadente por hora. Tanto que, na avaliação da Nasa, este será um dos eventos astronômicos mais bonitos do ano.
A Lua terá participação especial durante o fenômeno, uma vez que, nesta sexta, estará na fase minguante, ou seja, "fininha" e pouco brilhosa, permitindo que o céu fique mais escuro e, portanto, perfeito para a chuva de estrelas.
Oriônidas
A Oriônidas está ativa desde o dia 26 de setembro e deve seguir, pelo menos, até 22 de novembro, de acordo com a Nasa. No entanto, fora do pico, o fenômeno é menos marcante.
Para a agência espacial norte-americana, o "chuveiro" também encanta devido à velocidade dos meteoros, que pode deixar rastros brilhantes no céu por alguns minutos e, às vezes, se transformar em "bolas de fogo".
Relação com o Cometa Halley
Os detritos dessa chuva de meteoros provêm do famoso Cometa Halley, descoberto em 1705 pelo astrônomo Edmond Halley. À época, o cientista descobriu que três cometas que eram avistados a cada 76 anos eram, na verdade, o mesmo cometa.
A última vez que o Halley foi observado da Terra foi em 1986. Ele deve ser visto novamente apenas em 2061.
Como assistir?
A Oriônidas poderá ser vista a olho nu de qualquer parte do Brasil. Para contemplar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial, apenas um céu limpo. Veja as principais dicas:
- Procure ver de um lugar com baixa luminosidade, como uma varanda ou um quintal. O intuito é buscar um céu limpo;
- Fique acordado durante a madrugada. O melhor momento será em torno de 2h;
- Tenha paciência. Nossos olhos demoram em torno de 20 minutos para se acostumar com a baixa luminosidade;
- Foque no Leste, onde o Sol nasce.
Acompanhe online
Fenômeno pode ser acompanhado online. Transmissão iniciou às 22h desta sexta-feira.