Passa de 81% a taxa de ocupação de leitos de Covid em municípios do Interior com 'lockdown'

As cinco cidades do Interior já somam, juntas, 4.852 casos confirmados da doença, segundo dados do IntegraSus.

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Isolamento Social Região Norte
Legenda: Especialistas apontam que manter o isolamento social ainda é a medida mais segura para controlar a pandemia. Nesta semana, passaram a valer medidas mais rígidas em sete cidades do interior e Grande Fortaleza.
Foto: Foto: Divulgação/HRN

As cinco cidades do Interior do Ceará (Sobral, Itapipoca, Camocim, Itarema e Acaraú) que começaram a adotar medidas mais rígidas de distanciamento social já somam, juntas, 81,46% na taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de enfermarias em suas unidades de saúde. Os dados são desta terça-feira (2). Ao todo, as cidades contam com 410 leitos de UTI e de enfermarias para pacientes com Covid-19. 

Um total de 334 pessoas estão internadas internadas em decorrência da Covid-19 nestes Municípios. As informações são das secretarias municipais de saúde e de consulta na plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará.

Neste cenário, Camocim e Acaraú não contam com leitos de UTI, tendo apenas leitos de enfermaria nas unidades de saúde das cidades. Já Sobral, Itapipoca e Itarema possuem 142 leitos de UTI ativos. Destes, 136 estavam ocupados (95,77%) na manhã desta terça-feira (2). No caso de Itarema, os cinco leitos são de semi UTI, destinados a pacientes que exigem cuidados intensos, mas que não necessitam de monitoramento permanente.

Todas as cinco cidades possuem leitos de enfermaria, somando, juntas, 268 enfermarias e 198 pacientes internados (73,88%).

>> UTIs reduzem distância na transferência de pacientes

Em decreto publicado no último sábado (30), o governador Camilo Santana (PT) prorrogou as medidas de isolamento social no Ceará e anunciou que sete cidades deveriam implementar medidas mais rígidas, assim como aconteceu em Fortaleza. Além dos cinco municípios da Região Norte, Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, também estão na lista.

Apesar das determinações, porém, várias ações de desrespeito ao isolamento foram registradas no primeiro dia de validade dos decretos municipais.

Número de casos de Covid-19, por Município, segundo a Sesa:

Sobral - 2.416
Itapipoca - 1.043
Itarema - 668
Acaraú - 565
Camocim - 338

Cidades

As cinco cidades do interior já somam, juntas, 5.030 casos confirmados da doença, segundo a plataforma IntegraSus. Sobral tem o maior número de infectados do Interior e segundo maior número de confirmações do Ceará, atrás, apenas, de Fortaleza. 

É também no maior município da Região Norte que está a maior parte dos leitos de UTI e enfermarias. Segundo a Prefeitura, são 120 UTIs (119 ocupadas) e 169 enfermarias (123 ocupadas) distribuídas no Hospital Regional Norte (HRN), referência em casos de média e alta complexidade, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Hospital de Campanha Dr. Alves e Hospital Dr. Estevam. A taxa de ocupação na cidade é de 83,73%.

A principal saída para tentar prevenir o contágio, segundo especialistas, ainda é o isolamento social. “A velocidade da contaminação pode elevar rapidamente o número de casos. Com o agravamento desses casos, ainda que haja aumento na estrutura física, pode haver sobrecarga das equipes assistenciais”, avalia  a coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar do HRN, Diana Muniz. Segundo ela, o distanciamento contribui para que o sistema de saúde não seja sobrecarregado. 

Com a escassez de leitos nas unidades, pacientes que precisam de atendimento por conta de outras doenças são prejudicados. “Existem as outras comorbidades que não deixaram de existir, como o AVC e o infarto, que são provocados inclusive por diabetes, hipertensão, obesidade, fatores de risco de maior mortalidade em pacientes que adquirem Covid-19", explica o neurologista, Gustavo Vieira Rafael.

A unidade referência possui 99 UTIs (todas ocupadas), e 72 enfermarias (com 62 pacientes). Por conta da demana, vem recebendo insumos do Governo do Estado. Na última semana, recebeu 20 novos respiradores mecânicos.

Leitos de UTI na região Norte
Legenda: Em maio, municípios da região Norte receberam 44 novos respiradores para equipar leitos de UTI.
Foto: Foto: Divulgação/HRN

Interior

A situação também gera preocupação na cidade de Itapipoca, que tem o 5º maior número de infectados do Ceará. No Município, os casos de maior complexidade ficam no Hospital Maternidade São Camilo, unidade referência para os municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres), atendendo as cidades de Itapipoca, Amontada, Miraíma, Trairi, Uruburetama, Tururu e Umirim.

Os 17 leitos de UTI na unidade estão ocupados. Outros 18 pacientes estão internados em leitos das enfermarias. A expectativa é que o Município receba mais 40 leitos em um Hospital de Campanha.

Unidades sem leitos de UTI

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camocim, que não possui leitos de UTI, 15 das 16 enfermarias estão ocupadas. A Prefeitura afirmou que irá abrir mais 12 leitos de enfermaria nesta semana.

Já no Hospital Dr. Moura Ferreira, em Acaraú, 18 das 20 enfermarias estão com pacientes internados. A partir do dia 12, a UPA deve funcionar como hospital de campanha com 20 leitos de UTI. Em Itarema, o Hospital Municipal Natércia Rios, que também não possui leitos de terapia intensiva, tem 24 das 28 enfermarias ocupadas. Além de cinco semi-UTIs livres para receber pacientes.

Isolamento social mais rígido em Camocim
Legenda: No primeiro dia de isolamento, a Prefeitura de Camocim registrou diminuição do fluxo de pessoas em alguns pontos da cidade. Ainda assim, há movimentação em agências econômicas.
Foto: Foto: Divulgação

Ocupação de Leitos de UTI e enfermaria:

Sobral (Hospital Regional Norte, Santa Casa, Hospital de Campanha Dr. Alves, Hospital Dr. Estevam):

- UTI: 120 - 119 ocupados 

- Enfermaria: 169 - 123 ocupados

Itapipoca (UPA, Hospital São Camilo):

- UTI: 17 - Todos ocupados

- Enfermaria: 35 - 18 ocupados 

Itarema (Hospital Municipal Natércia Rios):

- Semi UTI: 5 - Todos livres

- Enfermaria: 28 - 24 ocupados.

Infográfico:

Assuntos Relacionados