Programa de residência no Hospital Sírio-Libanês terá prova em Fortaleza

Os candidatos aprovados farão a segunda etapa, obrigatoriamente, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em dezembro deste ano

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) está com inscrições abertas para seus programas de residência médica. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 13 de outubro, no site oficial do Instituto.  Neste ano, a primeira fase da seleção será realizada em oito capitais brasileiras, incluindo Fortaleza. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também sediarão a etapa inicial do processo seletivo.

"O objetivo é garantir a abrangência nacional do processo seletivo e o acesso a uma diversidade maior de candidatos, sem a necessidade de grandes deslocamentos", informa o IEP/HSL, em nota. A prova da primeira fase será composta por prova digital web objetiva de múltipla escolha. De acordo com o Instituto, os candidatos que forem aprovados, entretanto, farão a segunda etapaobrigatoriamente, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em dezembro deste ano.
 
Tipos de programas
 
Neste ano, o IEP/HSL também está oferecendo dois novos programas de residência médica: dermatologia e pediatria. Além deles, já são ofertados: anestesiologia; cancerologia; cardiologia; clínica médica; endoscopia; mastologia; medicina intensiva; medicina preventiva e social; área de concentração em administração em saúde; neurologia; radiologia / diagnóstico por imagem e radioterapia.
 
Os programas da área profissional da saúde, modalidades multiprofissionais, passam a contar com a residência no cuidado à saúde da criança. Além deste, já integram a lista a residência no cuidado ao paciente crítico; no cuidado ao paciente oncológico; e em gestão dos serviços de saúde e rede de atenção à saúde.
 
A modalidade uniprofissional, por sua vez, terá como novidade a enfermagem em cardiologia, além dos programas já oferecidos: biomedicina em diagnóstico por imagem; enfermagem clínico-cirúrgica; enfermagem em centro cirúrgico e centro de material e de esterilização; e física médica em radioterapia.