Coaching, mentoring e counseling

Saiba mais sobre cada uma dessas abordagens tão em alta no momento.

Compreender as diferenças entre coaching, mentoring e counseling pode ser o primeiro passo para ajudar a escolher mais acertadamente qual dessas carreiras seguir, caso você se interesse pelos temas. Segundo Layanne Aquino, terapeuta integrativa e trainer internacional em Programação Neurolinguística (PNL), as três abordagens mencionadas visam autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Diferenças
Ela diz que o coaching é um processo mais longo, que vai promover uma mudança entre o estado atual e o estado desejado do cliente. Já o counseling relaciona-se a conselhos voltados para uma área específica. O profissional que atua nessa área vai aconselhar o cliente e vai dar estratégias práticas e rápidas para solução de problemas. O mentoring, por sua vez, vai ajudar a pessoa a traçar estratégias para chegar ao estado desejado. Trata-se de uma pessoa mais experiente ajudando uma pessoa menos experiente, esclarece Layanne Aquino, que é empresária e Head Trainer do Instituto Você.

Coaching
De acordo com o livro “Coaching Executivo - Uma Questão de Atitude”, dos autores Vicky Bloch, João Almeida e Luiz Visconte, lançado em 2012, coaching indica uma atividade de formação pessoal, na qual um instrutor (coach) ajuda seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da vida.

Nessa abordagem, o profissional também vai desenvolver competências na pessoa. “Desenvolvimento de competências são habilidades que o cliente pode desenvolver dentro da área dele que ele não tinha consciência de que poderia desenvolver. Então, dependendo da área em que ele atue, ele vai inovar”, explica Layanne Aquino.

E hoje há o coach de emagrecimento, o coach de relacionamento, o coach de voz, o coach financeiro, entre outros. Então é importante buscar especialização em um nicho.

Counseling
Nesta abordagem, o profissional vai resolver um problema, aponta Layanne Aquino. Para desenvolver este aconselhamento, o profissional não necessariamente precisa ter a formação em coaching. “Mas é preciso ser um terapeuta que use metas e estratégias rápidas e eficazes para que a pessoa possa atingir o que ela quer”, sinaliza a empresária.

Segundo a psicóloga Vicky Bloch, o counseling é um processo de interação entre o profissional especializado e o cliente, utilizado para uma tomada de decisão, como um novo cargo, uma expatriação, a estruturação de um plano de desenvolvimento ou o desenho de um projeto de carreira. O foco é o indivíduo e seu autoconhecimento.

Legenda: “A dica que eu dou (para os interessados em coaching, mentoring e counseling) é buscar instituições sérias. Porque hoje você encontra workshops ou cursos à distância de formação em coaching, e isso é uma prática que não é aceita pelas instituições sérias de coaching”, aconselha a empresária Layanne Aquino.
Foto: Divulgação

Mentoria
O termo costuma ser traduzido como tutoria, mentoria ou apadrinhamento. De acordo com a psicóloga, consiste em uma pessoa experiente auxiliar outra menos experiente. É normalmente o papel de um especialista que se dispõe a partilhar com alguém o assunto de sua especialidade, ou de um profissional mais vivido que se propõe a ter conversas estruturadas nas quais repassa seu conhecimento.

Ainda conforme Vicky Bloch, dividir com alguém mais jovem como enfrentou uma crise ou uma grande mudança de carreira, por exemplo, pode ser de enorme valia também para o mentor.