Pneu off-road: escolha certa para cada ocasião

É preciso ter atenção a qual tipo de pneu vai escolher antes de fazer a trilha para evitar acidentes e prejuízos

Legenda: Para terrenos com lama há um tipo de pneu próprio. Para os demais, existe o All-Terrain. É importante estar atento às diferenças para evitar dor de cabeça

Quando você vai correr, que tênis você escolhe? E quando vai ao trabalho, o que usa nos pés? E o item escolhido para ir a um casamento, é o mesmo que você usa em casa, em um domingo a tarde? Da mesma forma que nós, a escolha do pneu para o carro depende de qual a situação que vai ser enfrentada para evitar mais que 'vexames'.

No caso dos veículos off-road, o cuidado tem de ser redobrado para evitar algum acidente, bem como prevenir prejuízo financeiro com algum provável problema mecânico adquirido pela escolha errada do 'sapato' para o carro. Afinal, enfrentar terrenos com diversas adversidades distintas requer um pneu específico para cada situação.

A tecnologia tem ajudado nesta escolha. Através de melhorias nos modelos, surgem alternativas que amplificam o desempenho do 4x4 e garantem mais segurança para os passageiros.

Em linhas gerais, há duas grandes famílias de pneus para veículos off-road no mercado. O Mud-Terrain (MD), ideal para terrenos com lama, e o All-Terrain (AT), que como o nome sugere, é indicado para os demais tipos de terrenos.

Detalhes

A principal diferença entre eles é a forma como os desenhos da banda de rodagem são feitos.

Uns são fabricados com sulcos (também conhecidos 'biscoitos') maiores e assimétricos, que geram maior escoamento de água, barro, lama e pequenas pedras durante a rodagem. Já outros são feitos com blocos preparados para resistir melhor aos terrenos com maior apoio, e apresentam vãos maiores.

No caso dos pneus mistos, que segundo as fabricantes podem rodar tanto em ambientes urbanos quanto em trilhas, eles contam com ranhuras mais profundas e blocos de borracha maiores do que os pneus convencionais.

Novidades

O empresário e especialista em off-road, Arlen Assef, destaca que no mercado há novidades para quem quer ainda mais qualidade na rodagem.

Indicando o uso do All Terrain para fazer as trilhas e realizar pequenos deslocamentos em asfalto, ele aponta para um modelo específico de pneus, com sulcos nas laterais, recém-lançado no mercado.

"A linha da Michelin tem um lançamento agora com sulcos nas laterais, o que o torna melhor ainda para quem anda fora do asfalto. Eles protegem o pneu e ajudam a quem anda na areia", afirmou.

Mas se você quiser a aventura completamente fora de estrada, o especialista indica outro modelo que propiciará melhor desempenho ao veículo.

"Se for para usar completamente no off-road, uma boa opção é o pneu Mundi, que normalmente se usa muito no Troller. Mas ele é um pneu que, no asfalto, tem um desgaste maior. Como tem consumidor que só usa o carro no fim de semana, para trilha, muita gente prefere mesmo esse pneu", afirma o especialista em off-road.

Garantia

Outro detalhe a que o proprietário deve ficar atento é à garantia de fábrica dada ao item. Para o especialista, muito da credibilidade dos modelos e do resultado a ser obtido incide diretamente nesta questão.

Conforme Assef esclarece, há diferenças em relação aos pneus vendidos no exterior e os disponíveis no mercado nacional, principalmente devido às condições climáticas do local da fabricação e do local da utilização. Ele alerta para a importância de levar isto em consideração para garantir o melhor do pneu.

"É importante ver a garantia do pneu, qual a quilometragem que ele atinge. Nos nacionais, a garantia da fábrica é de 65 mil a 70 mil quilômetros rodados. Já os pneus importados atingem de 35 mil a 40 mil quilômetros. A borracha dos importados não é a mesma do que é fabricado para cá. Por conta da temperatura, que influi muito no desgaste, o pneu suporta menos a ação, variando muito o desempenho de região para região. Aqui (no Ceará) temos temperatura de 34 a 35 graus, em média. Um pneu importado talvez aguente bem no Sul (do País), onde a temperatura é menor. Mas, na maioria das vezes, não são bom negócio para utilizar aqui no Ceará", opina.

Mais informações

Assef Car

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