'Abandono parlamentar': mais de 70% dos cearenses esqueceram o voto que deram ao Legislativo em 2018

Pesquisa do Instituto Opnus aponta que as mulheres têm a memória mais curta

Legenda: Maioria dos eleitores cearenses não lembra em quem votou em 2018
Foto: Thiago Gadelha

Pesquisa do Instituto Opnus, em parceria com o Sistema Verdes Mares, revela que o cearense "abandonou" o voto dado em candidaturas ao legislativo no pleito de 2018.

Há quase quatro anos, brasileiros foram às urnas escolher nomes para os cargos do Executivo (governadores e presidente da República) e do Legislativo (deputados federais, deputados estaduais e senadores).

A poucos meses de voltar às urnas para a renovação de parte das cadeiras, a grande maioria dos que responderam ao levantamento admite não lembrar em quem votou na última eleição.

Veja também

Se não lembra, não há cobrança da parte do eleitor. Por outro lado, o candidato, se eleito, também não será pressionado a dar justificativas sobre a postura adotada durante o mandato, para o mal ou para o bem. 

Se o índice de "esquecimento" em relação aos votos para o Executivo é considerado alto, conforme a reportagem publicada pelo Diário do Nordeste, os números relacionados aos cargos legislativos são ainda mais preocupantes.

Legislativo

Na consulta, 78% dos que responderam ao questionário admitiram não lembrar em quem votaram para as duas vagas do Senado, em 2018. Enquanto 9% afirmaram lembrar apenas de um dos votos e 13% declararam lembrar das duas indicações.

Em 2018 foram eleitos dois senadores pelo Ceará, o ex-governador Cid Gomes (PDT) e o empresário Eduardo Girão (Podemos). Ao todo, no entanto, foram 13 candidaturas para as ocupar os postos em Brasília.

O "esquecimento" também é visto nas 22 vagas para a Câmara dos Deputados que o Ceará tem direito. Apesar da grande quantidade cadeiras, o eleitor escolhe apenas um para representá-lo. E mesmo assim, o levantamento mostra que 72% não lembram em quem votaram para a vaga de deputado federal e apenas 28% sabem o nome.

Na Assembleia Legislativa são 46 vagas indicadas pelo eleitor. No Ceará, de acordo com a pesquisa, o índice de eleitores que não lembra em quem votou para deputado estadual é de 76% contra 24% dos que lembram.

Quem é o "dono" do mandato?

Quando o eleitor não sabe em quem votou, abrem brechas caras à democracia. Não é de hoje que parte dos representantes eleitos esquece as bandeiras pelas quais defendeu na eleição e adota uma postura completamente diferente da que foi publicizada na campanha.

É a conhecida "fraude eleitoral". A cada esquecimento do eleitor, o descompromisso com a agendas em comum só é reforçado. Tanto é que a prestação de contas é vista atualmente como um ponto fora da curva de certas autoridades públicas.

Dizer o que fez no mandato, a preço de hoje, não é visto como uma simples obrigação, mas como um "plus". Esse comportamento também é resultado da postura de distanciamento entre eleitor e eleito. 

Pesquisa

Para a pesquisa "Lembrança de voto nas eleições de 2018 no Ceará", o Instituto Opnus entrevistou 2.200 eleitores, com idades a partir de 16 anos, em 101 dos 184 municípios cearenses. O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 14 de fevereiro deste ano.

A margem de erro, de acordo com o Instituto, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.



Assuntos Relacionados