Usina de Santa Quitéria será importante para baratear fertilizantes, diz Elmano

Projeto deverá garantir 1 milhão de tonelada de fertilizantes fosfatados e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico

Legenda: Governador participou de solenidade de lançamento da pedra fundamental da usina termelétrica Portocém
Foto: Thiago Gadelha

O governador Elmano de Freitas reiterou a importância estratégica da usina de Santa Quitéria para a redução da dependência nacional de importação de fertilizantes.

"O Governo Federal tem uma definição de que o Brasil, do ponto de vista da soberania alimentar, possa diminuir a importação de fertilizantes. Isso (a usina) é muito importante para que a gente possa oferecer fertilizantes mais baratos para os brasileiros", disse Elmano, na sexta-feira (5), durante o evento de lançamento da pedra fundamental da usina termelétrica Portocém.

Veja também

Ele ressaltou que a futura produção da indústria será majoritariamente de fosfato (99,8%) e disse que o projeto ainda tem "questões a equacionar" do ponto de vista ambiental.

O projeto de Santa Quitéria está em fase de estudos ambientais e licenciamento.

A projeção de produção anual é de 1,05 milhão de tonelada de fertilizantes fosfatados e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico.

O restante da produção, que envolve o urânio e representa 0,2% de material, será integralmente separado do fosfato, e entregue para a INB - Indústrias Nucleares do Brasil para ser utilizado na produção de combustível na unidade da empresa em Resende (RJ).

Os investimentos previstos para o projeto superam os R$ 2 bilhões, com a projeção de quase 3 mil empregos gerados.