Setor de restaurantes do Ceará acumula prejuízos: 'Situação desesperadora'

Segundo pesquisa, 22% dos restaurantes cearenses registraram prejuízos no primeiro mês de 2023

Foto: Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que um a cada cinco restaurantes do Ceará registrou prejuízo em janeiro.

Conforme o estudo, 22% dos estabelecimentos fecharam o mês com déficit, enquanto 38% ficaram estáveis e 40% obtiveram lucro.

Veja também

Quanto ao cenário inflacionário, 56% dos restaurantes do Ceará informaram que não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média da inflação.

O setor foi um dos mais impactados pela pandemia, período no qual as empresas acabaram elevando o endividamento para seguir funcionando em um período de receitas baixas ou nulas. Muitas não resistiram e fecharam as portas.

”No Ceará, apesar do endividamento e baixo retorno aos bares e restaurantes, o empreendedor contratou mais acreditando na recuperação do setor, porém com a pressão crescente das dívidas, os estabelecimentos estão atrasando o pagamento de tributos", relata Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.

"É uma situação desesperadora e desestruturante do setor", desabafa Righetto.

O presidente-executivo nacional da Abrasel, Paulo Solmucci, afirma que “em média, 10% do faturamento das empresas que tomaram empréstimos está sendo aplicado em pagar dívidas bancárias, um índice muito alto. Não à toa, a inadimplência em relação a empréstimos de linhas regulares já atinge uma em cada cinco destas empresas”.

Este conteúdo é útil para você?


Assuntos Relacionados