Vamos de volta para o futuro

É verdade: hoje tem jornada tríplice. O futebol cearense está de volta. Ceará, de técnico novo, diante de um Barbalha, que também é novo. Não o time, mas a composição. Barbalha improvisado. Palco: Itaitinga, às 9h. Ceará favorito. É só a largada. Às 14 horas tem mais. No Estádio Raimundão, o Caucaia recebe o Atlético. Favorito é o Atlético porque teve trabalho continuado, sob o comando da presidente Maria Vieira. Caucaia teve mais problemas para recomposição. Finalmente, às 18 horas, no Castelão, Guarany de Sobral x Fortaleza. É tanta novidade que o jeito será esperar para ver como vão se enquadrar as coisas. A TV Diário transmite ao vivo os jogos Barbalha x Ceará e Guarany x Fortaleza. Até poderíamos aceitar como sendo um começar do zero. Também não é um recomeçar. Somente seria recomeçar se todos estivessem como estavam na época das paralisações. Não estão. Numa avaliação geral, só mesmo Fortaleza e Ceará mantiveram na totalidade os seus grupos. Os demais passaram por sérios problemas. Barbalha e Guarany de Sobral padeceram situações mais desfavoráveis, com arranjos de última hora. "De volta para o futuro", como no filme famoso. Que o fim seja feliz para todos e que os personagens proporcionem a diversão e renovem a tradição do futebol.

Situação

O Guarany de Sobral, se não tivesse desfeito o time nem tivesse havido a paralisação, estava com tudo para garantir a vaga nas semifinais. Foi muito prejudicado. Hoje, o Bugre, com time improvisado, enfrenta o poderoso Fortaleza. Seu perseguidor direto, o Atlético, enfrenta o Caucaia. Teoricamente situação mais favorável ao Atlético na luta pela vaga.

Definição

Se o Caucaia derrotar o Atlético hoje no Estádio Raimundão, o Guarany estará classificado, mesmo que seja derrotado pelo Fortaleza. Se o Atlético vencer e o Guarany perder, a definição fica para a última rodada. Se o Guarany ganhar, o Atlético precisa ganhar do Caucaia para brigar pela vaga na última rodada.

Lógica

Dizem que futebol não tem lógica, já em razão das zebras que acontecem. Mas zebra é exceção. Então há lógica, sim. O normal será, nas circunstâncias atuais, Ceará e Fortaleza ganharem seus jogos respectivamente diante do Barbalha e do Guarany. Mas o bom do futebol é não haver vitórias e derrotas antecipadas. Pode dar tudo.

A felicidade está na volta do futebol. Embora cercado de protocolos de segurança, voltou. Quanto à qualidade, é natural que haja necessidade de algum tempo para avaliação. Desafio maior já bate à porta: a Copa do Nordeste.

Daqui para frente, tempo de novas descobertas. Muitos livros e artigos certamente serão escritos pelos especialistas com base nas observações de agora, ou seja, um retorno após três meses de paralisação. A reações serão imprevisíveis.