Quem vai dar o troco aos alemães?

O Brasil não esquecia o Maracanazo, de 16 de julho de 1950. Na ocasião o Uruguai calara a boca de 200 mil brasileiros no Maracanã. E ganhara o título mundial. Durante 64 anos, essa derrota tinha sido a mais humilhante sofrida pela Seleção Brasileira. Crucificaram o goleiro Barbosa pelo resto da vida. Nem perdão nem anistia para os integrantes daquela formação. Os alemães vieram para a Copa de 2014. Aí, no dia 8 de julho, a Alemanha aplicou a maior goleada já sofrida pela Seleção Brasileira: 7 a 1. E não fez mais porque desacelerou. Humilhação jamais vista passou a Canarinho. Desta vez, no lugar do Maracanã, o Mineirão. Só assim esqueceram um pouco a maldição de 1950. Sexta-feira, 14 de agosto de 2020. O Bayern de Munique desmonta o Barcelona. Sim, o Barcelona de Messi. Goleada humilhante: 8 a 2. Amigos, os alemães destroçaram o time espanhol. Reduziram a nada o que até então era um símbolo de grandeza e genialidade. Sim, e vai ficar por isso mesmo? Ninguém se habilita a dar o troco aos alemães? Espanhóis e brasileiros vão mesmo engolir seco tamanha desfeita? Pelo visto, no momento, não há mesmo como revidar.

Já tomaram de oito

Na Copa de 1954, a Alemanha, na fase de grupos, foi goleada pela Hungria (8 a 3). Mas a Alemanha usou aí um time reserva. A Hungria de Puskas era a sensação. Hungria e Alemanha se classificaram para a grande final. A Alemanha, agora com seu time principal, surpreendeu e ganhou de virada, 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 0.

Zebra

Foi a segunda grande zebra da história das Copas. A primeira foi o Maracanazo em 1950. Quatro anos depois, a favorita Hungria, que goleara a Alemanha por 8 a 3 na fase grupos, perde a Copa de 1954 em Berna, Suíça, para essa mesma Alemanha. E Mais: a Alemanha aprontaria mais uma zebra 20 anos depois.

Outra zebra

A Holanda, Laranja Mecânica, Carrossel, futebol total, era a grande favorita para ganhar a Copa de 1974. Liderada pela genial Johannes Cruijff, chegou à decisão, após eliminar o Brasil tetracampeão. Enfrentou a Alemanha. A Holanda começou na frente, 1 a 0. A Alemanha virou para 2 a 1 e ganhou a Copa do Mundo em Munique.