Quatro “Palmeiras” no caminho alvinegro

Leia a coluna desta segunda-feira (31)

Legenda: Ceará soma apenas seis vitórias na Série A 2022
Foto: Divulgação / Ceará SC

Começa hoje a mais difícil empreitada do Ceará na atual Série A, ou seja, encaixar uma série de vitórias para se livrar do rebaixamento. A vida é feita de desafios. Os pequenos são ultrapassados com esforços mínimos. Os grandes desafios é que fazem a diferença. O Vozão está diante de um obstáculo quase intransponível. Boa parte da torcida não acredita no êxito da missão. Na atual temporada, essa mesma torcida já olha como fracassados jogadores que, há pouco tempo, eram tidos e havidos como vitoriosos ídolos. Estes são agora chamados a provar o algo mais que lhes tem faltado. Não vou citar nomes porque o fracasso no futebol não pode ser individualizado, posto que um esporte coletivo. Vencem todos. Empatam todos. Perdem todos. Alguns são escolhidos como bode expiatório, mas isso é injusto. Assim, a convocação é geral, do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo os suplentes, como se dizia antigamente. A pergunta é simples: tudo ou nada? A resposta é mais simples: tudo. Pouco importa se Fluminense ou Juventude. Numa ficção, é melhor o Ceará imaginar que terá de superar quatro vezes o Palmeiras nestes últimos quatro jogos. E fechar questão quanto a isso. 

Explicação

Quando crio um cenário fictício, sugerindo que o Ceará se prepare para enfrentar quatro vezes seguidas o líder Palmeiras, apenas estou chamando a atenção para o Vozão se preparar, visando a encarar algo mais difícil do que realmente terá de encarar. Daqui para frente não haverá adversário fraco. Até o Juventude será um Palmeiras.  

Sem medos

Chegou a hora de o Ceará perder os receios que atrapalham e inibem. Hoje, terá de enfrentar, sem medos, o Fluminense. Aliás, é bom não embarcar na onda de que o time carioca vem cheio de desfalques. É o Fluminense. Tremenda responsabilidade do Ceará. Será a primeira de uma série de vitórias que o Vozão precisa.  

Desfalques

Nesta altura do campeonato, a coisa mais comum é desfalque. O desgaste físico gera contusões após um ano de intensa correria. Vem o acúmulo de cartões. Mas isso é válido para todas as equipes. O Ceará tem desfalques. O Fluminense tem desfalques. Mais uma vez advirto: o Ceará tem de imaginar que vai enfrentar o Fluminense completo.  

Conclusão

Deixo aqui o sentido de minha mensagem. O Ceará terá de ir à luta com todas as forças físicas, mentais e espirituais. Não haverá adversário fraco. Todos serão um Palmeiras. Então chegou o momento da definição. A permanência na Série A está quase perdida. Mas ainda resta uma esperança. Lembrete sobre o hino do clube: “Ceará, tua glória é lutar”. Hoje, além de lutar, vencer.