A missão do Fortaleza, hoje, é teoricamente mais fácil que enfrentar os chamados grandes do futebol brasileiro. Vem o Bragantino que tem campanha semelhante a do Leão do Pici. Os dois são vizinhos de pontos e posições. O Bragantino (13º) tem 5 pontos (uma vitória, dois empates e duas derrotas). O Fortaleza (14º) tem também 5 pontos (uma vitória, dois empates e duas derrotas). A diferença está apenas no número de gols marcados: o Braga assinalou seis; o Leão marcou quatro. Entendo que o Fortaleza, neste retorno após a paralisação decorrente da crise sanitária, teve dificuldade de reencontrar sua identidade. Passou alguns momentos de incerteza após o insucesso na Copa do Nordeste e ausência de vitória na Série A do Brasileiro. Mas, a meu juízo, após a vitória em Goiânia tudo aclarou. Jogou bem contra o Corinthians. Poderia até ter trazido uma vitória. Quero acreditar que Rogério Ceni mais uma vez saberá contornar a ausência de um jogador da qualidade de Juninho. Fico no palpite que dei no programa "A Grande Jogada": Marlon pode ser o homem. Palpite só. Ceni há surpreendido com escalações de última hora. Importante é que dê certo.
Concorrência
Com quem teoricamente o Fortaleza vai brigar pela permanência na Série A nacional? Resposta simples: com Coritiba, Sport, Atlético-GO, Bragantino, Goiás, Ceará, Bahia e Athletico-PR. Repito: teoricamente. O Estado do Ceará, das 20 vagas, quer ficar com duas vagas. Não é fácil.
Imprevisível
Pelo exposto acima, fica patente a necessidade de o Tricolor do Pici faturar três pontos no jogo da noite de hoje. O Bragantino é imprevisível. Na Vila Belmiro, empatou com o Santos; em Bragança Paulista, empatou com o Botafogo; foi derrotado pelo Bahia, no Estádio Pituaçu; em casa, perdeu para o Fluminense; no Paraná, perdeu para o lanterna Coritiba.
Contraste
Interessante: o Ceará foi bem e ganhou invicto a Copa do Nordeste. O time está indo bem na Copa do Brasil. Na Série A do Campeonato Brasileiro, porém, precisa aprumar o xote. Até agora: derrota para o Sport, fora de casa, empate com os reservas do Grêmio na Arena Castelão, derrota para o Atlético, em Minas, goleada sofrida diante Vasco e, finalmente, vitória sobre o Bahia. Estes dois últimos em casa. A conferir na partida que veremos amanhã.