O sofrimento na hora de escolher três craques

A jornalista Thaís Jorge faz parte de uma equipe que tem a difícil missão de saber, mediante votação, quem é o melhor jogador do futebol cearense em todos os tempos. Não é o melhor cearense, mas o melhor do futebol cearense, ou seja: os que aqui nasceram e os de fora. A relação dos atletas é grande. Cada eleitor pode indicar três. Meu Deus, como você fez isso comigo, querida Thaís? Não é fácil. Aí lembrei de Santo Agostinho, quando meditava sobre o mistério da Santíssima Trindade. Como pode três pessoas (Pai, Filho, Espírito Santo) numa só? Aí viu na praia um menino com um balde. O menino enchia o balde com a água do mar e colocava a água num buraquinho na areia. Agostinho perguntou ao garoto o que estava fazendo. O garoto disse que iria colocar toda a água do mar ali no buraco. Agostinho, ante a inocência da criança, disse ao menino que aquilo era impossível. Nesse instante, Agostinho ouviu do anjo de Deus: "É mais fácil colocar toda água do Oceano neste pequeno buraco na areia do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus". Eu estou querendo colocar dezenas e dezenas de craques numa lista que comporta apenas três. E, desses, três, um será o escolhido. Está complicado.

Craques

Como deixar de fora Zé Eduardo, que vi desfilar um futebol de elevadíssimo nível, de toques refinados? Um toque de calcanhar perfeito, só depois seguido pelo Doutor Sócrates. Como deixar de fora Ronaldo Angelim, um zagueiro que, quando subia, fazia lembrar os grandes líberos do futebol alemão? Logo Angelim que marcando gol deu título brasileiro ao Flamengo?

Outros mais

Como deixar fora jogadores famosos e de elevada qualidade como Iarley, Moésio Gomes, Harry Carey, Amilton Melo, Zé Paulo, Sérgio Alves, Alexandre Nepomuceno, Artur Ribeiro do Carmo (o Artur Pai D'égua), Pedro Basílio, Edmar, Jardel, Mirandinha, Pacoti, Croinha, Carneiro, Mitotônio, Aldo, Lucinho, Alexandre (lateral-direito), Louro, Celso Gavião?

Definição

Minha amiga Thaís Jorge, por que você fez isso comigo? Bom, então, já que tenho de enviar apenas três nomes, cito-os agora: Mozart Gomes (Mozarzinho), o melhor de todos que vi jogar; Clodoaldo e Gildo Fernandes de Oliveira. Desses três, um será escolhido. Fico com o coração partido. A solução seria fazer a lista com os melhores dos melhores. Aí caberia toda a água do Oceano.

Minhas ligações com Crateús são sentimentais. Meu pai, senhor Victor, nasceu lá. Na infância, eu passava as férias em Crateús. Minha filha, Alessandra Almeida Barros, é professora de Direito Penal da Faculdade Princesa do Oeste, também de Crateús.

Hoje, às 16 horas, via link que a FPO enviará, ela dará palestra subordinada ao tema "Direito Penal em cenários turbulentos: impactos legislativos provenientes da Covid-19". O mediador será o professor Keynes Resende Mota. O tema interessa a todos, inclusive ao esporte.