O Leão não está para brincadeira na Disney
Leia a Coluna desta sexta-feira (10)
O Fortaleza embarca hoje para uma pré-temporada nos Estados Unidos. É inusitada a preparação de um time cearense em Orlando, cidade mais conhecida pelo Parque da Disney. Mas o Leão não está indo lá para brincadeira. Vai trabalhar sério. Ajustar a máquina para depois enfrentar cinco competições.
É uma ampliação de fronteiras. É a internacionalização de um futebol que, não faz muito, timidamente se acomodava nos limites do Nordeste. São novos intercâmbios, novas descobertas. Viagens assim abrem horizontes. As perspectivas aumentam. A visibilidade é fonte de negócios.
A minha pergunta agora é: quando um time grande cearense fará uma temporada na Europa? Quando atuará nas grandes cidades do Eldorado europeu? Há alguns anos, isso seria utopia pura. Hoje, pelos avanços conseguidos, já é possível. Basta ousar um pouco mais.
A experiência internacional é fundamental para os novos desafios do grupo. Estão no caminho tricolor o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, a Série A e a Libertadores. Haja fôlego.
Europa
A princípio, a Europa parece ainda um projeto muito distante da nossa realidade. Mas, não faz muito, a própria Copa Sul-Americana era uma competição fora do alcance dos times cearenses. Hoje, além da Sula, o Fortaleza já vai para sua terceira participação na Libertadores da América.
Retomada
O Ceará, que retorna este ano à Série A nacional, já teve importantes experiências internacionais na Copa Sul-Americana. Hoje, embora ainda esteja passando por uma reestruturação, certamente seu projeto para 2025 contemplará, além da permanência na elite, retornar também ao cenário internacional.
Título
Está na hora de o futebol cearense buscar um título nacional na maior competição do país: a Série A. Há quem considere tal pretensão fora da nossa capacidade. Penso diferente. Se houver um foco determinado na Série A, é possível sim. Isso ficou provado no ano passado. O Fortaleza teve chances de chegar lá.
Desgaste
O que atrapalha é a divisão de objetivos. O Leão errou no ano passado, quando quis ganhar a Sula. A meu juízo, desgastou a equipe, gerando dificuldades na Série A. Em alguns jogos, os sinais de cansaço da equipe foram explícitos. Ficou sem chances de título nas duas competições.
Primeira competição
O Campeonato Cearense 2025 será uma pequena amostra do que Fortaleza e Ceará terão para começar a temporada. Uma primeira avaliação. Depois, com uma cobrança maior, virão a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Tempo há para a composição de elencos fortes. Mas é bom lembrar que o tempo voa...