O desconforto do Z4

Não há posição mais incômoda do que ficar do 17º ao 20º colocado do Campeonato Brasileiro Série A. Os times que ficam nessa faixa são olhados com desdém. São como párias, desprezíveis. São como incapazes, inferiores. Haja humilhação. Assim estão, no momento, Fortaleza (19º) e Ceará (18º). Aliás, semelhantes em tudo: número de pontos (1), número de jogos (3), número de vitórias (0), número de empates (1), número de derrotas (2). Hora de começar a sair desse desconforto. Hoje, o Fortaleza vai mais uma vez em busca da sua identidade perdida. É o Leão do Pici em busca de si mesmo. Quer se encontrar com o que já produziu de melhor. E pode. E deve. O Goiás, adversário do tricolor, também é passageiro da agonia, viajando no mesmo vagão dos desconsiderados. Igualmente não ganhou de ninguém. Tem apenas um ponto, mas um jogo a menos. Já o Ceará enfrenta o Vasco da Gama, vice-líder da competição. Fazia anos não via o Vasco numa posição privilegiada assim. O Vasco fez os dois jogos em casa, São Januário. E contou com jornadas inspiradas do argentino Germán Ezequiel Cano. O Vasco tem sido uma surpresa.

Referências

O Ceará tem na linha de frente como referência Clebão. "Ôôô, toca no Clebão que é gôôôl". Dois gols em três jogos. O Vasco tem como referência Cano. Segundo o narrador da Rede Globo, Luís Roberto, Cano só precisa de uma bola. Com seus dois gols na vitória sobre o São Paulo, Cano chegou ao 10º gol pelo Vasco na temporada.

Vitória

Pelas colocações de Rogério Ceni, ele vai insistir na filosofia aplicada no Fortaleza. Fiel ao modelo de sair em velocidade ao ataque, ele pode alterar posições e esquemas, mas sem declinar da postura ofensiva. O time, diante do Botafogo, criou três situações de gol. Poderia ter saído com a vitória. Desta vez, creio, deve começar com Wellington Paulista.

Sem vitórias

Assim como o Fortaleza, o Goiás também perdeu (2 x 1) para o Athletico do Paraná. O jogo foi na Arena da Baixada, em Curitiba. Mas, na rodada seguinte, mesmo cheio de desfalques em razão de atletas soropositivos pelo coronavírus, o Goiás empatou com o Palmeiras no Allianz Parque em São Paulo. Só hoje o Goiás faz seu primeiro jogo em casa.

O PSG está na grande

Final da Liga dos Campeões. Vitória importante sobre o Leipzig. Justiça seja feita: o brasileiro Neymar está tendo brilhante participação. Os passes açucarados que oferece aos finalizados são obra de arte

A França, que ganhou a Copa da Rússia 2018, segue na vanguarda dos melhores valores do futebol. Neymar tem todas as possibilidades de ser eleito o melhor jogador da competição, máxime porque Messi e Cristiano Ronaldo ficaram devendo