Hora de confirmar a liderança

Legenda: Ceará e Fortaleza precisam confirmar as lideranças de seus grupos na Copa do Nordeste e também estão de olho na geral
Foto: Kid Júnior

A Copa do Nordeste fecha hoje a fase classificatória. Fortaleza, líder do Grupo A, com 13 pontos. Ceará, líder do Grupo B, com 15 pontos. Até aqui, predominou o favoritismo de ambos. Mas, para a confirmação das posições, há necessidade de vitórias cearenses logo mais. O Fortaleza recebe o CRB no Castelão. O Ceará enfrenta o Campinense no Estádio Amigão em Campina Grande. Os dois times que poderão tirar a liderança dos cearenses são o CSA, vice-líder do grupo do Fortaleza, e o CRB, vice-líder do grupo do Ceará. O CSA joga em casa, no Estádio Rei Pelé, diante do Altos-PI. Teoricamente, jogo mais fácil para o CSA. Já o CRB enfrenta o Fortaleza. Portanto, tem tarefa mais difícil. A interdependência de resultados motivou esta última rodada. A liderança é fundamental porque na fase eliminatória é definidora do mando de campo. Lamentável a campanha do Floresta, que está na lanterna do Grupo B com apenas sete pontos. Em linhas gerais, nesta primeira fase, a Copa do Nordeste não apresentou nada de excepcional. Como não houve tempo para a prétemporada, é compreensível o nível mediano de tudo o que foi visto. Pode ser que na fase eliminatória haja algo melhor.  

 

Finais 

 

O Campeonato Cearense deu uma parada. Não gosto quando há uma quebra de ritmo assim. É prejudicial. Nesta parte, pelo menos no meu entendimento, mais prejudicado está sendo o Caucaia porque ficou emergencialmente sem disputas. Já o Fortaleza segue atuando pela Copa do Nordeste, garantindo a manutenção do ritmo. Isso pode fazer mais diferença ainda nos jogos com o Caucaia. 

 

Caminhos 

 

Pelo andar da carruagem, o Ceará, ao que tudo indica, seguirá basicamente os mesmos caminhos da Copa Sul-Americana do ano passado. Mas agora, com a experiência adquirida, poderá tirar melhor proveito, máxime se novamente tiver de enfrentar as altitudes de algumas cidades como, por exemplo, La Paz, a 3.625m.  

 

 

Motivo oculto 

 

Não sei bem a razão pela qual houve tanta resistência ao técnico Francisco Diá, que teve seu nome lembrado para reassumir o Ferroviário. São as coisas da vida interna do clube. Coisas que nem sempre na sua inteireza chegam ao conhecimento da mídia e da torcida. Na sua última passagem pelo clube, Diá andou exagerando nas entrevistas, usando frases apimentadas. 

 

Nome de Santo 

 

Hoje, 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará. Quantos times profissionais há com o nome desse santo? Só lembro de dois: o São José Esporte Clube, de São José dos Campos-SP, e o Esporte Clube São José, de Porto Alegre-RS. Pode ser que haja outros times também chamados de São José, máxime no futebol amador, mas eu só conheço os dois acima mencionados.