A Copa do Nordeste fecha hoje a fase classificatória. Fortaleza, líder do Grupo A, com 13 pontos. Ceará, líder do Grupo B, com 15 pontos. Até aqui, predominou o favoritismo de ambos. Mas, para a confirmação das posições, há necessidade de vitórias cearenses logo mais. O Fortaleza recebe o CRB no Castelão. O Ceará enfrenta o Campinense no Estádio Amigão em Campina Grande. Os dois times que poderão tirar a liderança dos cearenses são o CSA, vice-líder do grupo do Fortaleza, e o CRB, vice-líder do grupo do Ceará. O CSA joga em casa, no Estádio Rei Pelé, diante do Altos-PI. Teoricamente, jogo mais fácil para o CSA. Já o CRB enfrenta o Fortaleza. Portanto, tem tarefa mais difícil. A interdependência de resultados motivou esta última rodada. A liderança é fundamental porque na fase eliminatória é definidora do mando de campo. Lamentável a campanha do Floresta, que está na lanterna do Grupo B com apenas sete pontos. Em linhas gerais, nesta primeira fase, a Copa do Nordeste não apresentou nada de excepcional. Como não houve tempo para a prétemporada, é compreensível o nível mediano de tudo o que foi visto. Pode ser que na fase eliminatória haja algo melhor.
O Campeonato Cearense deu uma parada. Não gosto quando há uma quebra de ritmo assim. É prejudicial. Nesta parte, pelo menos no meu entendimento, mais prejudicado está sendo o Caucaia porque ficou emergencialmente sem disputas. Já o Fortaleza segue atuando pela Copa do Nordeste, garantindo a manutenção do ritmo. Isso pode fazer mais diferença ainda nos jogos com o Caucaia.
Pelo andar da carruagem, o Ceará, ao que tudo indica, seguirá basicamente os mesmos caminhos da Copa Sul-Americana do ano passado. Mas agora, com a experiência adquirida, poderá tirar melhor proveito, máxime se novamente tiver de enfrentar as altitudes de algumas cidades como, por exemplo, La Paz, a 3.625m.
Não sei bem a razão pela qual houve tanta resistência ao técnico Francisco Diá, que teve seu nome lembrado para reassumir o Ferroviário. São as coisas da vida interna do clube. Coisas que nem sempre na sua inteireza chegam ao conhecimento da mídia e da torcida. Na sua última passagem pelo clube, Diá andou exagerando nas entrevistas, usando frases apimentadas.
Hoje, 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará. Quantos times profissionais há com o nome desse santo? Só lembro de dois: o São José Esporte Clube, de São José dos Campos-SP, e o Esporte Clube São José, de Porto Alegre-RS. Pode ser que haja outros times também chamados de São José, máxime no futebol amador, mas eu só conheço os dois acima mencionados.