Encontros e desencontros

A Série A do Campeonato Brasileiro ainda está muito confusa. Times, que aparentemente encontraram o melhor momento, tropeçam. E ainda não há uma equipe que possa ser apontada como a ideal para este início de temporada. O Flamengo, que gradualmente vai reencontrando a forma de jogar que o fez vice-campeão do mundo, ainda padece de uma defesa vulnerável. O Internacional, líder da competição até aqui, foi dominado pelo Ceará no primeiro tempo. E só fez o segundo gol porque recebeu um presente de bandeja dado pela defesa alvinegra. O Vasco da Gama, que parecia ter reencontrado o caminho do sucesso, perde em casa para o Atlético Goianiense. Sim, o mesmo Atlético que em Goiânia foi derrotado pelo Ceará por 2 a 0. O Grêmio, que ganhou do Bahia em Salvador, perdeu para o Sport em Porto Alegre. O mesmo Sport que na quarta esteve aqui, não jogou nada e perdeu para o Fortaleza por 1 a 0. Quero acreditar, no entanto, que em pouco tempo a situação ficará mais clara, melhor definida. Campeonato de pontos corridos é assim mesmo, principalmente em um retorno às atividades, após uma paralisação de quatro meses. Quem quiser evitar sérios problemas, que se cuide já agora.

No Sul

O Fortaleza vai enfrentar o Grêmio em Porto Alegre. É normal que o Grêmio seja apontado como favorito. Mas entendo possível, sim, uma vitória do Fortaleza. Ora, o Leão do Pici teve condições de ganhar do Flamengo no Maracanã. Teve condições de ganhar do São Paulo no Morumbi. Um detalhe: precisa ampliar o índice de acerto nas finalizações. Sem isso, ficará bem complicado.

Em casa

O Ceará recebe o Flamengo. O Vozão terá a volta dos titulares. O Flamengo pinta de favorito. É normal. Mas o Ceará tem condições de vencer. Agora, para vencer, o Ceará terá de ser letal nas oportunidades surgidas. Em jogos assim, o índice de acerto nas finalizações terá de ser 100%. Motivo simples: o Flamengo é letal. E não perdoa.

Retrovisor

Motivo de grande preocupação para o Ceará é olhar para o retrovisor e ver o número de times com um jogo a menos, todos também com apenas um ponto a menos: Corinthians, Atlético de Goiás, Bahia e Botafogo-RJ. Síntese: se o Vozão tropeçar de novo, poderá ser ultrapassado por vários clubes. Cairá bastante na classificação. Daí a necessidade de vitória sobre o Flamengo.