Clássico num cenário distante

O ano das surpresas. A crise na saúde tumultuou tanto a vida da gente que as coisas vão acontecendo sem tempo para avaliações. Assim, em plena cidade de "São Salvador da Bahia de Todos os Santos", lá estarão amanhã Fortaleza e Ceará na luta por uma vaga na decisão da Copa do Nordeste. Esse jogo deveria ser na cidade de "Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção". Vai acontecer a 1.888 quilômetros de distância. Importante é que chegaram. Não gostei do Fortaleza na vitória por pênalti. O Rogério Ceni também não gostou. Em nenhum momento foi aquele Fortaleza altivo, que impõe ritmo e manda na partida. Gostei do Ceará. Ganhou no tempo normal. Segurou o jogo quando estava com um jogador a menos. Boa a atuação alvinegra. Há nítido avanço na proposta de jogo do técnico Guto Ferreira. Clássico maior agora num cenário bem diferente do que seria, se aqui fosse. Não há favorito. Teoricamente, o Fortaleza está melhor definido, mas isso não é tudo. As dificuldades pelas quais o Leão do Pici passou diante do Sport Recife mostraram alguns pontos vulneráveis da equipe de Rogério Ceni.

Ausência

O Ceará fica sem Luís Otávio para o jogo com o Fortaleza. Sua ausência será muito sentida. Há todo respeito aos demais zagueiros do elenco alvinegro. São bons, claro. Entretanto, Luís Otávio está um grau acima. Ele é referência. Mas o zagueiro Klaus, que também tem qualidade, poderá suprir com eficiência a ausência de Otávio.

Relação

Está provado que o melhor desempenho do time do Fortaleza tem tudo a ver com Osvaldo. Geralmente, quando Osvaldo está bem, o Tricolor produz melhor na peça ofensiva, onde Osvaldo faz a diferença. Contra o Sport, observou-se nitidamente que o ponta não estava em um dia bom. Deu sinais de fadiga.

Justificação

Havia muita gente sem acreditar que Clebão e Jacaré, porque vindos de times menores, teriam condições de corresponder quando dos desafios de uma competição maior. Pois os dois estão provando que poderão, sim, realizar trabalho positivo no ataque do Vozão. Mostram-se bem à vontade, com segurança e personalidade.

Felipe Alves foi destaque da classificação do Fortaleza para a semifinal. Mais que pegar pênalti nesse tipo decisão, notável foi a defesa que fez quando, jogando adiantado, ia sofrendo um gol por cobertura. Deu tempo de, correndo, chegar na trave antes da bola. Sensacional.

Há necessidade, porém, do goleiro Felipe Alves ter mais cuidado ao se expor demais, como no sábado. Os adversários estão muito atentos à sua maneira de jogar. Basta um vacilo para pegar Felipe em situação vulnerável. E nem sempre será possível retornar a tempo.