A resposta do Fortaleza às vaias da ingratidão

Leia a Coluna desta segunda-feira (23)

Legenda: O Fortaleza fez grande partida e goleou o Bahia no Castelão
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

Nada melhor do que um dia após o outro, com uma noite no meio para separar. As expressões populares fazem sentido. Terça-feira passada, dia 17 de setembro, no Castelão, quando da derrota (0 x 2) para o Corinthians pela Sula, o Fortaleza foi vaiado. 

No dia seguinte, no comentário que escrevi, repudiei as injustas vaias. Jamais poderia admitir vaias a um time que está entre os quatro melhores do Brasil. Vaias produzidas pela insensatez, pela ingratidão e pela falta de respeito. 

Não demorou muito para que a resposta em campo viesse. Sábado, dia 21 de setembro, apenas quatro dias após as vaias sofridas, coube ao Fortaleza, no mesmo cenário e perante a mesma torcida, aplicar uma goleada (4 x 1) no Bahia, com direito a show do atacante Marinho. 

Onde estavam, então, os que no jogo anterior vaiaram o time? Senhores, antes de humilharem uma equipe façam um exame de consciência. Vejam o que a equipe tem feito ao longo da jornada e não apenas o que acontece em um jogo só.  

Aprendam a respeitar os que trabalham com retidão e compromisso. Está aí o Fortaleza outra vez vitorioso. Nada melhor do que um dia após outro, com uma noite no meio para separar... 

 

Em campo 

 

A bela vitória sobre o Bahia, até pela forma como aconteceu, foi uma incisiva resposta em campo dada pelo Leão. Calou a boca dos que, pela falta de educação, assumiram uma posição de baixaria total. O Fortaleza silenciou aquela gente sem compostura, que não sabe, com altivez, aceitar um revés. 

 

Na dele 

 

Outro que deu uma resposta igualmente especial foi o atacante Marinho. Não o elogio somente pelos gols que marcou, mas pela sua atuação como um todo. É verdade que tem oscilado, mas, nesta altura do campeonato, com tanto desgaste físico e mental, quem não tem tido suas oscilações?  

 

Título 

 

Volto a dizer: o Fortaleza não tem que se preocupar com uma possível conquista inédita de campeão da Série A. A rigor, tem apenas de ir buscar os resultados normalmente, jogo por jogo. Tudo pode acontecer. É mais provável que o título fique mesmo com o Botafogo. Mas, pelo sim, pelo não, o Leão vai por fora, fazendo a parte que lhe cabe. 

Amanhã 

 

Há quem já tenha como perdida pelo Fortaleza a briga por vaga na semifinal da Copa Sul-Americana. A vantagem que o Corinthians abriu é muito grande. O time paulista pode até perder por um gol de diferença. Tudo bem. Mas não duvidem dos embaraços que o Fortaleza ainda possa criar amanhã no Neo Química Arena. 

 

Conclusão 

 

Não existe algo pior do que a ingratidão. O Fortaleza tem feito uma campanha digna de todos os aplausos. Se, por um motivo ou outro, algo não der certo em uma determinada partida, jamais tal fato deve ser motivo de vaias ao time ou ao seu treinador. Repito: é normal o protesto feito com educação. Vaias, jamais.