A inexistente vantagem de ter sido 1º ou 2º

Ficou tudo muito esquisito na Copa do Nordeste. O Fortaleza, que terminou a fase classificatória líder do Grupo A, não terá nenhuma vantagem diante do Sport/PE, quarto colocado. E o Ceará, vice-líder do Grupo B, nenhuma vantagem diante do Vitória, terceiro colocado. Como a Copa teve de ser disputada num cenário só, desapareceu na prática a figura do mando de campo. Bahia e Vitória é que terão vantagem porque estarão em casa. Todos os demais times são visitantes. Mas é isso mesmo. A situação emergencial determinada pela crise na saúde, provocada pela pandemia do novo coronavírus, criou uma série de situações inusitadas. Melhor assim do que as equipes paradas, morrendo de inanição financeira como estavam antes. Pelo menos há receita e bola rolando. A propósito, Fortaleza e Ceará se posicionaram muito bem. Agora virá outra realidade: os adversários são do mesmo naipe e tão imprevisíveis quanto os demais concorrentes. Neste "quem é quem" fugido do coronavírus, impossível avaliar os competidores porque só agora serão submetidos às disputas de maior exigência. Mas animadora a postura de Fortaleza e Ceará que estão muito bem no filme.

Todas as posições

O técnico Rogério Ceni há surpreendido cada vez mais. Não gosta da mesmice. Quem não souber jogar em várias posições não terá vez no time dele. Tem de falar no mínimo três idiomas da linguagem do futebol. Não se surpreendam se, qualquer dia desses, Felipe Alves for escalado no comando de ataque...

Atacante

Por falar em atacante, logo me veio à mente a estreia do atacante Cléber, o Clebão, pelo Ceará. Gostei. Não fez gol, mas sua presença como centroavante tradicional incomodou muito os zagueiros do CRB. Aproveitou bem a oportunidade que lhe foi dada. O varapau do Ceará tem tudo para fazer sucesso.

Os mais experientes

Numa fase como as quartas de final, onde um empate leva à decisão por pênaltis, imprescindível será a escalação dos jogadores mais experientes, que sabem os caminhos das pedras. Osvaldo no Fortaleza faz a diferença. Já no Ceará, Leandro Carvalho, mesmo com seu comportamento imprevisível, é talhado para as grandes decisões.

No dia 12 de março passado, na Arena Castelão, o Ceará ganhou do Vitória (1 x 0), gol do atacante Rafael Sóbis. Choveu muito. Gramado estava encharcado. Na reta final, Samuel Xavier, em cima da linha, salvou o gol de empate do Vitória.

O Sport, adversário tricolor, foi eliminado do Campeonato Pernambucano. Sob o peso de buscar a reabilitação, vai enfrentar o Fortaleza. No empate com o Confiança, anteontem, o Sport impôs forte ritmo na fase inicial. Depois cedeu o empate.