A Copa mais traiçoeira do Brasil

Leia a Coluna desta terça-feira

Legenda: Fortaleza e Vasco se enfrentam nesta terça-feira pela Copa do Brasil
Foto: THIAGO GADELHA / SVM

Tem dinheiro que dá na canela. As cotas são elevadas. Na linguagem popular: dindim, tutu, grana, bufunfa... Os times de olho no dinheiro. Não querem nem saber do regulamento esdrúxulo. Assim, segue a Copa do Brasil. Hoje, em São Januário, tem Vasco x Fortaleza. Aqui, deu empate, 0 a 0. Surpresa. O Leão era favorito. O Vasco tem oscilado. É imprevisível. Mas é o Vasco com seus quatro títulos de campeão brasileiro. Merece respeito pela história e pela tradição. No momento, teoricamente, o Fortaleza tem potencial maior que o Vasco. 

Mas somente quando a bola rolar será possível avaliar o dia de cada um. O Vasco também apronta. O próprio resultado no Castelão, ou seja, o empate, já foi um recado direto aos tricolores. Além disso, a Copa do Brasil é tida e havida como a mais traiçoeira competição do país. O favor do Vasco, além de jogar em casa, no Estádio São Januário, há o fato de o Fortaleza vir cumprindo dura maratona. Não raro, o Leão dá sinais de desgaste pelo trabalho em várias frentes. Pegou pesado diante do Boca na Bombonera. Todos esses fatores poderão ter séria influência no desenrolar da partida. A conferir, pois. 

 

Campanha 

 

A situação do Ferroviário é muito delicada na Série C. Sofreu duas goleadas incríveis: 5 a 0 do São Bernardo e 4 a 0 do ABC. A primeira em São Paulo. A segunda aqui mesmo no PV. Não conseguiu uma vitória sequer. Mas tenho esperança de que o técnico Paulinho Kobayashi consiga ajustar a equipe. Ele já provou isso no título coral da Série D em 2023. 

 

Tempo 

 

A primeira fase da Série C é de pontos corridos, em turno único de 19 rodadas. O Ferroviário jogou apenas quatro vezes. Portanto, há 15 jogos pela frente. Ainda há tempo para recuperação. Mas é preciso agilizar, pois é tudo muito rápido. Sábado próximo, dia 25, já enfrenta o Floresta, que está na lanterna. 

 

Calo 

 

Mais uma vez o Ceará vai enfrentar o CRB. O time alagoano tem sido um calo na vida do Vozão. No dia 02 de maio passado, pela Copa do Brasil, no Estádio Rei Pelé, já nos acréscimos, o Ceará sofreu o gol que decretou a vitória do CRB. Quatro dias depois, 06 de maio, agora pela Série B, os dois se encontraram no PV, em Fortaleza. Deu empate (2 x 2).  

 

Complicou 

 

Quando do jogo realizado no PV, o Vozão saiu na frente, gol de Barceló. Parecia que tudo ia dar certo para o alvinegro. Ledo engano. O CRB virou o jogo com gols de Hereda e Rômulo. Apesar das dificuldades, o Ceará conseguiu empatar com gol de Ramon Menezes. Restou provado que vai ser muito equilibrado o jogo de quinta-feira, dia 23, no Castelão. 

 

Mais 

 

O Ceará mira a Copa do Brasil, de olho na cota que é muito alta. O time está precisando de dinheiro. Assim, precisa ganhar com diferença de dois gols para eliminar de forma direta o CRB. Se der vitória por placar simples, vai para os pênaltis. Empate classifica o CRB. Portanto, nada fácil. A meu juízo, o Ceará precisa jogar muito mais para alcançar seus objetivos.