Cariri: o cais do Sertão

De lá, é possível escolher quase que qualquer destino no Nordeste

Legenda: A vista do Velho Chico é cinematográfica
Foto: Arquivo pessoal

Trace um círculo a partir da Chapada do Araripe. Num raio de 600km, você atinge quase todos os 9 estados nordestinos. São centenas de municípios, tanto no litoral, quanto no interior. E o Cariri está entre eles como um ponto estratégico. 

É uma espécie de cais no Sertão, aonde chegam e de onde partem milhares de pessoas todos os dias. É gente que vem fazer compras, turismo, usar o aeroporto. E é também um local que permite escolher quase que qualquer destino no Nordeste, já que entre eles e o Cariri há uma equidistância.

No feriadão da Semana Santa, enfrentei pouco mais de 500km de estrada para conhecer o Vale do Rio São Francisco no ponto em que ele separa Alagoas e Sergipe. Fui a Piranhas, cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Legenda: Capela de Santo Antônio do Cocar, no município de Piranhas, em Alagoas
Foto: Arquivo pessoal

Esse município tem uma arquitetura que representa a ocupação do Sertão no século XVIII. Lá estão conservados imóveis como a capela de Santo Antônio do Cocar, onde o pregador português aparece com a cabeça adornada pelo adereço indígena em vez do esplendor.

Veja também

Perto de Piranhas, no município vizinho de Olho d'Água do Casado, é possível andar de catamarã pela represa de Xingó e assim ver de perto as formações rochosas esculpidas pelo rio e ainda tomar banho em piscinas naturais. 

A vista do Velho Chico é cinematográfica, tem inspirado a produção audiovisual brasileira, como o longa pernambucano "Baile Perfumado", de 1996. Esse filme conta a história do fotógrafo libanês Benjamin Abrahão Botto, autor das imagens iconográficas de Lampião e Maria Bonita.

Cenas que parecem ter sido registradas nesse trecho do Sertão que pude conhecer. Além do passeio aos Canyons do Xingó, outro programa obrigatório é a Trilha do Cangaço. Para chegar a ela, é preciso tomar outro catamarã, descer o rio e aportar na margem sergipana. 

Legenda: Monumento Natural Grota do Angico, local onde o bando de Lampião foi dizimado pela polícia
Foto: Arquivo pessoal

Num ponto entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, fica o Monumento Natural Grota do Angico. A caminhada é de cerca de 3km, contando ida e volta, andando pelo leito seco do riacho. Fica aqui o local onde o bando de Lampião, Maria Bonita e outros 9 cangaceiros foi morto numa emboscada da polícia.

Os três dias em Piranhas foram insuficientes. Havia mais a ser visto. Havia outros mergulhos a serem dados no rio e na história. Repetirei a viagem. Deste cais chamado Cariri, meu horizonte é o Sertão.



Assuntos Relacionados