Fábio Porchat é um homem cheio de projetos, e faz questão de falar de todos eles. Com uma recém-estreia nos cinemas brasileiros, em 'Evidências do Amor', ele também está prestes a estrear projetos na TV e no teatro, trazendo uma correria que ele define como algo completamente natural.
"Acho que se tivesse uma coisa só eu enlouquecia. Só consigo funcionar porque estou fazendo um monte de coisa ao mesmo tempo. É claro que também não adianta fazer muita coisa e não dar conta de nada disso. Mas eu acho que o eu consigo ter uma cabeça de produtor, que vai dando conta de um recado, então eu fico muito feliz de poder estar produzindo conteúdo, comédia. Eu gosto é disso, é de poder estar em todo lugar ao mesmo tempo, agora", adiantou em entrevista ao Diário do Nordeste.
O assunto, inclusive, já veio no fim de uma conversa longa, em que Fábio fez questão de debater os detalhes das produções nas quais estará em breve. Além de 'Evidências do Amor', filme do qual é produtor e ainda protagoniza ao lado de Sandy, Porchat ainda estreia a 6ª temporada de 'Que História É Essa, Porchat?', a nova temporada da peça 'Histórias do Porchat', que passa pelo Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras, e a peça 'Agora é Que São Elas', criada ao lado de Priscilla Castello Branco.
Para começar, nada mais justo do que falar do longa, já que a entrevista ocorreu dias antes da estreia. O ator, apresentador e humorista assumiu não só o espaço de protagonista, como também assinou parte do roteiro e explica que esse modus operandi se tornou algo comum na própria carreira.
"Olha, sempre gosto muito de me envolver no roteiro desses projetos, todos que eu fiz. Eu gosto de escrever, de ter um contexto assim, eu não consigo dar uma olhada e pensar que dá para colocar algumas ideias minhas que eu tenho", iniciou sobre o assunto. "Creio que isso é super diferente na hora da compreensão do filme, traz um aprofundamento da história, ainda mais sendo protagonista, né? Quanto mais eu estivesse dentro da história, melhor seria para mim", completou no mesmo raciocínio.
No filme, Porchat interpreta Marco Antônio, que se apaixona perdidamente por Laura (Sandy) após os dois cantarem juntos uma música em um karaokê. Várias divergências, no entanto, levam o casal ao término, mas um ano depois ele descobre que a música 'Evidências', de Chitãozinho e Xororó, é capaz de levá-lo para momentos difíceis do antigo relacionamento.
"Eu nunca tinha contracenado comigo mesmo, e isso é bem engraçado", disse aos risos, lembrando do recurso utilizado pelo filme para contrapor o personagem atual e o do passado. "Também nunca tinha tido um dublê para fazer eu mesmo, já que ali no longa meu personagem sempre está se relacionando com ele mesmo. Foi tudo muito desafiador e bem gostoso de fazer", continuou sobre o destaque que ressalta ao lembrar da parte mais divertida da produção.
Enquanto isso, um dos maiores sucessos de Porchat volta às telinhas. O 'Que História É Essa, Porchat?' se tornou um dos programas de humor mais repercutidos nas redes sociais, mas ele conta que o formato parte do simples e, talvez por isso, tenha alcançado um sucesso tão expressivo.
Veja também
"O programa ele é simples porque ele pede que cada um conte a sua melhor história, né? Então isso é ótimo, a gente consegue ter o olhar para aquilo que a pessoa faz de melhor, que é contar a própria história. Recebo o áudio que as pessoas contam para eu ouvir antes e isso também passa por uma triagem com a produção, com o pessoal de pesquisa, do roteiro, pensando qual a história, se o público gosta, isso é a cara do programa. Na hora de gravar, sempre falo com todo mundo, é um clima de mesa de bar, quanto mais vocês estiverem à vontade para contar suas histórias, melhor. O programa fica muito leve, muito descontraído e daí que acho que vêm os fãs do formato", opina.
Com tudo isso, no entanto, vem uma responsabilidade maior. "Todo ano é um desafio encontrar mais histórias, as mais engraçadas, as mais diferentes, as mais estranhas. Então, a luta é mais por isso, para manter um nível alto do programa, já que eu acho que atingiu um patamar de histórias muito legal, assim a exigência do público ficou alta também", diz ele sobre os objetivos a partir de agora.
Mas além da TV, ele também é um homem do teatro. "Estou em cartaz no Rio viajando pelo Brasil. Quem já foi, tem aí agora uma turnê marcada pelo Brasil. Também estreio 'Agora é Que São Elas' aqui no Rio de Janeiro. Uma peça que eu dirigi, escrevi, com três atrizes maravilhosas, com esquetes e cenas curtas, algumas novas e outras de quando eu fiz isso há 20 anos com o Paulo Gustavo", comenta.
Fábio Porchat, inclusive, faz questão de demonstrar o apego a cada uma das produções. "Se tivesse uma coisa só, eu enlouquecia. Só consigo funcionar porque estou fazendo um monte de coisa ao mesmo tempo", reforçou, finalizando a entrevista já atarefado para cumprir parte das dezenas de compromissos que possui.