Próximo de Camilo Santana, Hugo Figueiredo foi indicado ao Pecém após diálogo entre Izolda e Elmano

Atual presidente da Cegás, o engenheiro, com perfil técnico, passa a ocupar um dos cargos mais cobiçados sob indicação política no Estado

Legenda: Hugo Figueiredo (à esquerda) foi indicado para a Cegás durante o governo Camilo Santana
Foto: Divulgação

O novo governo, comandado por Elmano de Freitas (PT), só começa em 1º de janeiro. Entretanto, as articulações do governador eleito já começam a surtir efeitos práticos. Um dos primeiros atos é a indicação do engenheiro Hugo Figueiredo para a presidência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, confirmada nesta terça (29) em Assembleia Geral da Companhia. 

Por dias, o comando da Cipp S/A foi alvo de especulações sobre a nova presidência que é de indicação do seu sócio majoritário, no caso o Estado do Ceará. Evidentemente, o sócio holandês Porto de Roterdã foi ouvido em todo o processo. 

Não é para menos. O Pecém é hoje e será ainda mais no futuro próximo o principal ativo para o desenvolvimento do Ceará, tendo em vista projetos robustos em curso de energias renováveis e no hub de hidrogênio verde.  

Veja também

O colunista deste Portal, Egídio Serpa, antecipou a informação sobre a entrada do nome de Hugo na disputa pelo cargo. 

Articulação do novo governador 

Hugo Figueiredo é uma indicação da governadora Izolda Cela, mas foi definida após diálogo com o governador eleito por se tratar de um mandato que ocorrer sob gestão de Elmano. Figueiredo é um técnico reconhecido e próximo do ex-governador a senador eleito Camilo Santana. 

Atualmente, ele ocupa a Presidência da Companhia de Gás do Ceará (Cegas) e foi secretário de Planejamento logo no início do governo Camilo, entre 2015 e 2017. 

Hugo Santana Figueiredo é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Economia, mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).