Presidente do DC diz que partido foi 'pego de surpresa' com declaração de Aldo em apoio a Ciro

No Ceará, o partido é presidido por Robson Leite, ligado ao ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves.

Escrito por
Inácio Aguiar inacio.aguiar@svm.com.br
(Atualizado às 12:06)
Legenda: Robson Leite (à direita) com o presidente nacional do Partido, José Maria Eymael
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente estadual do partido Democracia Cristã no Ceará, Robson Leite, diz que o diretório estadual da legenda foi “pego de surpresa” com a declaração do pré-candidato a presidente pela Legenda, Aldo Rebelo, de apoio ao nome de Ciro Gomes no Ceará. Segundo o dirigente, o partido ainda aguarda uma reunião com o comando nacional para as definições eleitorais de 2026.  

Robson é ligado ao grupo do ex-prefeito do Eusébio e pré-candidato a deputado federal Acilon Gonçalves (PSB). O grupo deles, por sinal, está atualmente alinhado à base de apoio ao governador Elmano de Freitas (PT). 

“A declaração do Aldo foi uma declaração pessoal e unilateral. Não teve alinhamento conosco. Inclusive o diretório nacional ficou de marcar uma reunião para discutirmos o assunto em breve”, disse ele em contato com a coluna. 

Veja também

Ele detalha que desde que o então presidente nacional José Maria Eymael se afastou do cargo, há indefinições sobre os rumos que o partido deve adotar. E que nos próximos meses essas definições devem acontecer. 

Partido com pouca expressão

Nacionalmente, o partido tem pouca expressão e está sem representante na Câmara dos Deputados. No Ceará, a sigla conquistou uma cadeira na Câmara de Fortaleza, ocupada pela vereadora Carla Ibiapina, esposa do prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves. 

No estado, a legenda tem cerca de 30 vereadores.