Cearense é nomeado como procurador Nacional da Advocacia Trabalhista

A Procuradoria é responsável por defender as prerrogativas dos profissionais que atuam na área

Escrito por
Inácio Aguiar producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 12:50)
Legenda: Eduardo Pragmácio concorreu a um cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, em 2023, pelo Quinto Constitucional
Foto: OAB-CE

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, nomeou o advogado cearense Eduardo Pragmácio Filho para o cargo de procurador Nacional da Procuradoria Nacional da Advocacia Trabalhista. O cargo tem atuação em todo o País. 

A Procuradoria é responsável por defender as prerrogativas e direitos dos advogados trabalhistas, atuando tanto de forma preventiva quanto repressiva contra violações no exercício da profissão. Ela busca garantir a atuação "justa e digna" dos advogados nas relações de trabalho. 

O advogado cearense é mestre e doutor em Direito do Trabalho e professor universitário, com produção acadêmica na área. Em 2023, Pragmácio figurou como cotado para um cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelo chamado Quinto Constitucional. 

Eduardo Pragmácio ocupa ainda uma cadeira na Academia Brasileira de Direito do Trabalho.  

“A defesa das prerrogativas é uma das tarefas mais nobre no direito e na advocacia. Agradeço a confiança do presidente e espero continuar contribuindo para o engrandecimento da advocacia trabalhista”, disse o advogado, ao acrescentar os agradecimentos à presidente da OAB-Ceará, Cristiane Leitão, e ao conselheiro federal da Ordem, Erinaldo Dantas. 

Estimativa no País 

Atualmente, o Brasil tem mais de 1,3 milhão de advogados em atuação, mas não há números específicos dos que atuam nas causas trabalhistas.  

Entretanto, por tratar-se de uma área do direito com estrutura institucional própria e tribunais específicos, estima-se que centena de milhares de profissionais atuem em todo o País.