Assembleia e MP farão audiências públicas para tratar dos problemas no fornecimento de energia

População, entidades representativas, poder público e setor produtivo das diversas regiões do Estado poderão contribuir na análise de cumprimento do contrato da companhia

Legenda: Promotores e deputados estão empenhados em contestar o reajuste e os serviços prestados pela Enel no Ceará
Foto: José Leomar

Assembleia Legislativa e Ministério Público sobem o tom contra a Enel e vão realizar uma série de audiências públicas na Capital e no Interior para ouvir a população, as entidades representativas, órgãos públicos e também o setor produtivo sobre problemas no fornecimento de energia elétrica. As prefeituras, por sinal, serão mobilizadas pela Aprece.

Duas comissões, uma no MP e outra no Legislativo Estadual, funcionarão ao mesmo tempo e se unirão nas audiências para debater o tema com a sociedade. O objetivo de ambas é analisar o possível descumprimento de cláusulas do contrato de concessão pela companhia.

Veja também

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, vai reunir o colégio de líderes da Casa, nesta terça-feira (3), às 14h30, para propor a criação da comissão com nove parlamentares para elaborar um relatório sobre os problemas.

Prefeitos entram na lista 

Além da população e do setor produtivo, o poder público municipal é mais uma instância a ter problemas com a Enel. Por isso, o presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro, vai mobilizar os prefeitos em torno da causa.

Ele irá buscar as assinaturas dos gestores e as reclamações com a companhia. Individualmente, este colunista conversou com alguns prefeitos e constatou que as reclamações vão desde a demora na ligação de energia para instalação de poços profundos até o repasse de recursos referentes à taxa de Iluminação Pública.