Ao entregar diretório de Fortaleza a André Fernandes, PL começa a sinalizar estratégia eleitoral

Aliados de Bolsonaro vencem batalha por mais poder dentro do partido no Ceará, controlado por Acilon Gonçalves

Legenda: Na Campanha eleitoral do ano passado, o ex-presidente esteve no Ceará para eventos com os aliados
Foto: Camila Lima

O comando nacional do Partido Liberal (PL) confirmou o deputado federal André Fernandes como novo presidente da sigla em Fortaleza. Mais do que o nome do parlamentar, todo o novo diretório municipal é de partidários próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro. A indicação dos novos membros é uma sinalização da estratégia do partido para a eleição 2024 em Fortaleza. 

No Ceará, o PL é presidido pelo prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, que se equilibra entre os interesses dos aliados do ex-presidente e os demais filiados, muitos dos quais distantes das alas de direita e mais próximos de uma linha de centro. 

Desde a eleição estadual do ano passado, o comando estadual da legenda está na berlinda diante de quatro ações na Justiça Eleitoral que culminaram com a cassação, no TRE-CE, dos quatro deputados estaduais eleitos pelo Partido no Estado: Carmelo Neto, Marta Gonçalves, Dra. Silvana e Pastor Alcides Fernandes. 

Veja também

O processo ainda está em fase de recursos e deverá ir parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, nos bastidores, há a compreensão da dificuldade que será reverter a situação diante da possível fraude à cota de gênero, atestada pelo TRE em decisão dividida.

Divergências internas

O duelo nos tribunais acabou evidenciando divergências internas na Legenda. Parte dos filiados bolsonaristas atribui a Acilon a responsabilidade pela cassação da chapa na Justiça. Por outro lado, os deputados estaduais da Legenda reclamam da falta de diálogo do comando estadual com os parlamentares. 

A nova composição do diretório municipal da Capital, formada apenas por bolsonaristas, demonstra na prática a pressão nos bastidores por mais comando e mais autonomia para os aliados de Jair Bolsonaro no comando da legenda no Ceará. 

André Fernandes, por sinal, é nome citado como pré-candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza no próximo ano. O deputado estadual Carmelo Neto é outro nome ventilado com frequência. 

Novo diretório do PL em Fortaleza

  • Presidente - deputado federal André Fernandes
  • Vice-presidente – deputado federal Jaziel Pereira
  • Secretário-Geral – deputado estadual Carmelo Neto
  • Secretária - vereadora Priscila Costa
  • Tesoureiro – vereador Inspetor Alberto
  • Vogal – deputada estadual Dra. Silvana
  • Vogal – deputado estadual Alcides Fernandes
  • Vogal - Lael Sena do Nascimento