As operações no novo aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho serão iniciadas no dia 26 de janeiro. A informação foi dada com exclusividade à coluna pelo ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes.
Veja também
“A informação é da SOP (Superintendência de Obras Públicas), é oficial. Imagino que com essa informação, a Azul já esteja se programando para operar no novo aeroporto”, disse ele.
A Azul já opera no atual aeroporto de Sobral (Coronel Virgílio Távora) com aeronave com nove assentos.
“A informação que tenho é que voos com até 19 (lugares), mesmo comerciais, já poderiam pousar. Jato, não, porque precisa a Aeronáutica vistoriar os PAPIs e a Anac certificar”.
PAPIs significam sistema de Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão e fornecem uma rampa luminosa ideal que os pilotos devem seguir para pousar no ponto correto da pista, A rampa ideal é indicada por duas luzes vermelhas e duas brancas como na foto abaixo. O PAPI indica se o avião está muito alto ou muito baixo para pouso.
Lúcio Gomes compartilha ainda que o novo código ICAO do aeroporto será SN6L. ICAO é a Organização de Aviação Civil Internacional, de forma que o código é a identidade do aeroporto perante o mundo todo.
Procurei informações sobre a localidade no site aisweb.decea.mil.br (cartas de aeroporto e NOTAM, por exemplo), e retorna apenas o nome e o código do aeródromo novo.
Não achei, portanto, detalhes para a navegação de/para o aeroporto, como cartas de navegação.
Lúcio Gomes compartilha ainda outra curiosidade. O código ICAO, segundo o próprio site, é composto de 4 letras, porém o número 6 no código de Sobral é inovador e significa que todas as demais combinações de letras já se esgotaram.
O código ICAO é composto de 4 letras e designa aeroportos no mundo todo. A tabela abaixo demonstra as primeiras letras dos aeroportos divididos por regiões do mundo:
Veja que todos os aeroportos da América do Sul tem o código ICAO se iniciando por S: SBFZ: Fortaleza, SAEZ: Buenos Aires, SCEL: Santigao, SBJU: Juazeiro do Norte, SBAC: Aracati.
A 2ª letra, geralmente o B, é designação para Brasil: SBGR: Guarulhos, SBSP: Congonhas, SBRF: Recife.
Vendo o código ICAO de milhares de aeroportos, podemos inferir que no Brasil, os aeroportos mais estruturados têm 2ª letra B.
Conversando com pilotos, eles explicam que os aeródromos iniciados com SB “apresentam os indicadores de todas as localidades (de cada país-membro) que possuem estação aeronáutica que preste o serviço fixo aeronáutico, incluindo-se os indicadores dos Centros ATS (FIC/ACC) (…)”, segundo Manual do Especialista em Informação aeronáutica do Ministério da Defesa.
Eles informam que a estação aeronáutica corresponderia no mínimo a uma estação rádio de telecomunicação que passa informações de aeródromo e de tráfego, ainda que sem controlar aeronaves.
A rádio, ainda que não controle o tráfego, representa mais segurança para os voos, dado que há um operador humano que pode reportar tráfegos se aproximando para o aeroporto, bem como informação meteorológica.
O Instrutor de Voo e Psicólogo de Aviação pela Força Aérea Brasileira, Erasmo Melo, relata que o ATS faz o serviço de tráfego aéreo, serviço da rádio. “O ATC é o controle de tráfego aéreo feito por uma torre de controle”.
No Ceará, os aeroportos que possuem designações iniciais SB são: Fortaleza (SBFZ), Juazeiro do Norte (SBJU), Jeri (Cruz-SBJE) e Aracati (SBAC). Dos quatro, apenas Fortaleza possui torre, os demais possuem estação rádio.
Para os demais aeródromos brasileiros, as duas primeiras letras do ICAO podem ser: SD, SN, SI, SJ, SS e SW, não apresentam rádio.
É o caso do 2º escalão de aeroportos cearenses como o novo aeroporto de Sobral, São Benedito, Iguatu, respectivamente: SN6L, SWBE, SNIG.
Conversando com o ex-secretário Lúcio Gomes, há previsão de instalação de uma rádio de comunicação para o aeroporto novo de Sobral, ainda que esse item não seja impeditivo para a certificação do aeroporto.
“Eu deixei encaminhada uma licitação - pequena, comparada com o que já foi gasto - para contemplar esse item e mais outros. Uma guarita, gramado para proteger a área de pista, por exemplo”.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.