O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e a Vertical Connect, startup cearense de carros voadores, assinarão memorando de entendimento (MoU). O documento serve como base para uma parceria de desenvolvimento e inovação de materiais, motores elétricos e inteligência artificial.
Veja também
A Vertical já havia assinado um MoU com o Instituto Federal de Educação (IFCE) em novembro. Dessa vez, será formada uma tríplice parceria: ITA, IFCE e Vertical Connect.
A Vertical desenvolveu o Genesis X1, um protótipo de carro voador, conforme antecipado pela coluna em novembro. Nesta quinta-feira (21), a empresa apresentará o modelo em Fortaleza.
O Genesis X1 terá 8 rotores e 8 hélices e será capaz de levar dois passageiros, sendo um piloto. Além disso, a aeronave será equipada com sistemas de segurança avançados, como sistemas anticolisão e paraquedas balísticos, posicionados estrategicamente na aeronave para proporcionar mais segurança.
Segundo informações obtidas pela coluna, haverá voo teste em janeiro próximo com duas aeronaves. O evento de demonstração do protótipo tem empolgado parcela do empresariado cearense.
Executivos da empresa Vertical Connect estiveram no ITA neste mês de dezembro em São José dos Campos (SP), juntamente com o reitor do IFCE, professor José Wally.
O reitor do ITA, professor Anderson Correia, antecipou a parceria com a Vertical Connect no seu perfil do Linkedin, chamando a empresa de “startup cearense” e informando que a empresa integra ITA ao Ceará.
“A Vertical Connect (...) integra o ITA ao Ceará, já que a fabricação dos drones ocorrerá lá no Nordeste, por incentivo do Estado. A empresa também é conectada ao IFCE - Instituto Federal do Ceará, parceiro do ITA. Recebemos a Diretoria da empresa aqui no ITA na última semana.”
No contexto, Anderson Correia explicou que o CEO da empresa é aluno de Mestrado do ITA e deixou clara a parceria entre o ITA no Ceará (com seu futuro campus) e o IFCE.
Ambas as instituições são parceiras da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.
O ITA e o IFCE têm grande papel de fomentar a pesquisa e desenvolvimento de patentes com grande ligação com empresas.
Como havíamos mencionado lá em agosto, a expertise do ITA no setor aeroespacial, pode transformar o Ceará numa fabricante de veículos que promoverão a mobilidade urbana do futuro.
Da mesma forma, a parceria com o IFCE deve ser exaltada, instituição cearense que já possui entrada no mercado de drones no estado, bem como em inteligência artificial.
Para simbolizar a parceria local entre IFCE e ITA para o projeto do eVTOL da Vertical Connect, os reitores das instituições devem simbolicamente assinar seus nomes sobre a estrutura do protótipo de eVTOL que estará presente em Fortaleza.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.