Fortaleza continua apresentando, mês após mês, resultados ruins de movimentação de passageiros. Com a liberação dos resultados de agosto pela Fraport, gestora alemã que administra o equipamento, o Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza Airport) foi o que teve o pior resultado da rede em todo o mundo, ao decrescer 11,7% em movimentação entre agosto de 2022 e agosto de 2023.
Veja também
A Fraport administra 21 aeroportos ao redor do planeta. Além do Pinto Martins, outros quatro equipamentos apresentaram maus resultados, todos na Grécia, que decresceram em média 4%.
Já são 8 meses de grandes reveses em movimentação. Em janeiro, a pior movimentação desde 2013; em julho, a pior alta estação desde 2010
O resultado de Fortaleza é tão ruim, que torna negativo o crescimento da rede brasileira: decréscimo de 0,1%.
A Coluna está apenas a reproduzir as mesmas matérias mensalmente? Não!
Estamos mensalmente atualizando as ações do Estado para reaver voos e não temos visto ações efetivas, como o Decreto nº 35.547, de 2023, que, no curto prazo, retira voos do aeroporto no momento crítico. No longo prazo, apenas há a certeza de se chegar aonde deveríamos ter chegado em 2022.
Inclusive, o Decreto continha um erro no subitem 150.29.3., informado pela Coluna, que fora identificado e será tratado pela Sefaz, segundo informação.
Procurada pela coluna, a Fraport afirmou que todas "a região Nordeste obteve um desempenho menor do que as outras regiões do país em todo o ano de 2023". A companhia também informou que Fortaleza ainda não atingiu a movimentação do período anterior à pandemia, "mas acreditamos que em breve devamos atingir este cenário". Veja a nota completa abaixo.
A Coluna também procurou a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para comentar os dados aqui aprestados. O órgão, contudo, não retornou até a publicação.
Alternativamente, não temos visto a Fraport incomodada com esses péssimos dados, dado que mensalmente a operadora lança no Instagram, por exemplo, a previsão de tráfego do mês seguinte, como se houvesse algo construtivo, animador na informação.
Será que eles têm a dimensão do que está ocorrendo? Nós os “provocamos” algumas vezes sobre ações realizadas para reaver voos e os inputs são subjetivos, citam um programa de benefícios para tal.
"A Fraport Brasil segue oferecendo o melhor da infraestrutura aeroportuária, com excelência em serviços e segurança, para que novas rotas e frequências possam ser concretizadas. Além disso, a Fraport Brasil trabalha com o atual Programa de Incentivo".
Enfim, não temos como saber objetivamente o que tem sido feito para atrair mais voos.
O desfecho é a perpetuação de maus resultados, aliás, é a piora da piora do quadro. E, como dissemos, não há nada no radar que mostre qualquer virada de jogo, o que digo com pesar.
"Esclarecemos que a região Nordeste obteve um desempenho menor do que as outras regiões do país em todo o ano de 2023. Em Fortaleza, ainda não atingimos a movimentação pré-pandemia, mas acreditamos que em breve devamos atingir este cenário. Além do Programa de Incentivo, a Fraport Brasil segue oferecendo o melhor da infraestrutura aeroportuária, com excelência em serviços, segurança e tecnologia, para que novas rotas e frequências possam ser concretizadas. Vale lembrar que a decisão de implementar rotas e frequências é das companhias aéreas, de acordo com seus estudos de viabilidade".
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.