Em 23 jogos, Ceará tem o melhor ataque em participações cearenses na Série A

Na era dos pontos corridos, nenhuma equipe do futebol cearense marcou tantos gols como o Ceará de 2020 em apenas 23 partidas disputadas. Bom desempenho ofensivo é fundamental para o Alvinegro

Legenda: Hoje, o Vovô tem o 6º melhor ataque da Série A, atrás de Atlético/MG, Flamengo, Santos, São Paulo e Internacional
Foto: FOTO: KID JUNIOR

A Série A de 2020 tem chamado atenção para uma qualidade especial do Ceará, que não esteve presente em outras participações do clube na primeira divisão: o elevado poderio ofensivo, com 32 gols marcados. Após a histórica goleada contra o Vasco da Gama, na última segunda-feira, os quatro gols marcados revelaram uma tendência do clube nos 23 jogos disputados.

A qualidade na definição tem sido fundamental para a conquista dos atuais 29 pontos alvinegros.

Ouça o podcast 'CearáCast'

Mesmo com o desempenho defensivo aquém do esperado, o time tem somado pontos com empates, muitos deles com mais de dois gols marcados para que não se saísse com a derrota. Quando o sistema de contenção funciona bem, como foi o caso da partida contra o cruz-maltino, o resultado quase sempre é de vitória. Ou seja, um sistema de ataque que marca presença em quase todos jogos.

Somente em seis partidas, a equipe cearense não balançou as redes em 23 rodadas disputadas (Atlético/MG 2x0 Ceará, Ceará 0x3 Vasco, Ceará 0 x 1 Santos, Internacional 2x0 Ceará, Athletico/PR 0x0 Ceará e Ceará 0x0 Sport). Um desempenho que difere de outras temporadas em que o Vozão participou da primeira divisão do futebol brasileiro.

Legenda: Contra o Sport, um dos poucos jogos que o Ceará não marcou
Foto: Thiago Gadelha

Em comparação ao ano passado, quando o Alvinegro, nesta altura, ainda fazia uma campanha regular na competição (até passar sufoco na reta final), marcou 22 gols, 10 a menos que neste ano. Cabia a Thiago Galhardo a concentração da maioria dos tentos.

O setor ofensivo alvinegro era questionado, com o atacante Felippe Cardoso (atualmente no Fluminense) e Bergson (atualmente no Fortaleza) como únicas peças de reposição na referência.

Ataque em 23 jogos da Série A

2020

Ceará - 32 gols (com destaque)
Fortaleza - 23 gols

2019

Ceará - 22 gols
Fortaleza - 25 gols

2018

Ceará - 15 gols

2011

Ceará - 30 gols

2010

Ceará - 19 gols

2006

Fortaleza - 24 gols

2005

Fortaleza - 31 gols

Desempenho alvinegro

-Igualou número de gols de toda a Série A 2018
-Vina terceiro que mais finaliza na Série A
-Vina é o terceiro em passes decisivos por jogo
-4º time em grandes chances

Quando se observa 2018, a discrepância é ainda maior. Naquele ano, após um início terrível, o Vovô conseguiu se recuperar com o técnico Lisca. Mas a produção ofensiva deixava muito a desejar, com Arthur se destacando como principal goleador. Foram apenas 32 gols marcados em toda competição, exatamente o mesmo número anotado em 2020, com apenas 23 partidas realizadas pelo Vovô. Uma grande evolução.

Em 2011, o ataque do time funcionou bem, embora ainda abaixo do registrado neste ano. Foram 30 gols até a 23ª rodada. Nomes como Washington, Misael, Roger, Geraldo e cia responderam bem no setor ofensivo. O mesmo não se pode dizer da defesa, bastante vazada e que levou o time ao rebaixamento daquele ano. Em 2010, primeiro campeonato na era dos pontos corridos para o Ceará, também havia uma carência de gols de uma equipe que tinha como primazia o sistema defensivo, a partir de nomes como João Marcos, Michel e Heleno.

Legenda: Cléber soma sete gols pelo Ceará em 2020
Foto: divulgação / Ceará

Todo o sistema ofensivo do Vozão tem méritos pela quantidade de gols marcados, mas um jogador em especial tem sido a referência e inspiração do grupo para que seja possível chegar às redes.

Vina Inspirado

Vina tem qualidade e arrisca os arremates, sendo feliz em muitas oportunidades. Foram sete gols marcados. Número elevado para um meia de criação. Na função de ofício, Vina também se destaca. São 14 assistências fundamentais para os gols de outros companheiros na temporada de 2020. Na Série A, o atleta é o terceiro com maior número de passes decisivos. Além disso, ele também arrisca de fora da área e de média distância. É o terceiro que mais finaliza na primeira divisão.

Quem merece também uma menção honrosa é o atacante Cléber. Mesmo criticado em alguns momentos, ele já anotou 5 gols na Série A, fora os gols que deram ao Alvinegro o título da Copa do Nordeste. É com esse bom retrospecto ofensivo que o Vovô parte para encarar o Bahia, no sábado, às 19horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Legenda: Guto Ferreira no Ceará
Foto: Thiago Gadelha

O técnico Guto Ferreira espera que a equipe alvinegra mantenha o desempenho ofensivo contra o Bahia.

"Contra o Vasco, somos letais nos contra-ataques e tivemos uma atuação ofensiva muito produtiva. Fico feliz com isso, se tivermos desempenho, com certeza nos próximos jogos vamos ter condições de conseguir novos resultados como esse", disse Guto.

Efetividade

O treinador destacou que a equipe está criando muitas oportunidades e que isso permite que o grande número de gols aconteça.

"Vou enfatizar nossa grande produtividade: a quantidade chances criadas. É da quantidade que se tem a qualidade. Se fizemos quatro contra o Vasco, é porque criamos bastante. Até chegar em um nível de equipe que cria duas, três e faz todos, 100%, é um processo. Quem bom que a nossa equipe tem criado bastante", finalizou Guto.