Uma semana agitada no Brasil e nos Estados Unidos

Amanhã, haverá eleições legislativas nos EUA. No Brasil, expectativa sobre nomes da equipe econômica do futuro governo Lula. No Egito, Izolda Cela terá reunião 4ª feira, 9, com o dono da Fortescue

Legenda: Pérsio Arida (foto) e André Lara Resende integrarão a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Agência Brasil

Esta semana será agitada aqui no Brasil e nos Estados Unidos, que terão, amanhã, terça-feira, eleições legislativas. Será eleita uma nova Câmara e um terço do Senado, e a perspectiva é de que o Partido Republicano, de Donal Trump, eleja a maioria das duas casas. 

Ainda nos EUA, será divulgado na quinta-feira o Índice de Preços ao Consumidor do mês de outubro. O mercado estima que ele virá com uma alta de 0,7%, o que levará a inflação anualizada para 8%, muito alta para os padrões norte-americanos.

Veja também

Aqui no Brasil, a expectativa é de que sejam divulgados os nomes dos que integrarão a equipe econômica do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é maior em torno de quem será o substituto de Paulo Guedes no Ministério da Economia, que mudará de nome e voltará a chamar-se de Ministério da Fazenda. Já foi anunciado que será recriado o ministério do Planejamento, cujo titular ainda é desconhecido. 

Quinta-feira, dia 10, será divulgado o IPCA de outubro. Trata-se do índice oficial da inflação brasileira, e a previsão é de que esse índice venha com elevação de 0,47%, o que interromperá três meses seguidos de deflação. 

Ontem, divulgou-se que os economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, dois dos pais do Plano Real, foram convidados e aceitaram participar da equipe de transição do presidente eleito. As mesmas informações também acrescentaram o detalhe de que a presença deles na equipe de transição não lhes garantirá a indicação para o futuro ministério da Fazenda, mas a indicação dos seus nomes agradou ao mercado, que também está tranquilo quanto ao Banco Central, uma vez que o atual presidente, Roberto Castelo Branco Neto, tem mandato até 2024.

Amanhã, serão divulgados os balanços do terceiro trimestre do Bradesco, do BTG Pactual e do Hapvida; na quinta-feira, conheceremos o balanço do Banco Itaú Unibanco.

E na sexta-feira, sairá o balanço do terceiro trimestre da Omega, a gigante do setor de energias renováveis, que implantará na geografia dos municípios cearenses de Icapuí e Aracati o maior projeto mundial de geração de energia solar fotovoltaica, com potência de 4,6 mil megawatts, para o que investirá algo como R$ 18 bilhões. 
 
Aqui no Ceará, as atenções estarão voltadas para o Egito, onde no balneário de Sharm El Sheik se realiza a Cop 27, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima. 

A governadora Izolda Cela e seu secretário do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, viajaram ontem para lá, onde se encontrarão com o controlador da empresa australiana Fortescue, Andrew Forrest, que anunciará para o mundo, de forma oficial, seus investimentos no Hub do Hidrogênio Verde do Pecém. 

A Fortescue é a empresa que está mais avançada na execução do que prevê o Memorando de Entendimento que celebrou com o governo do Ceará. Dos planos da empresa australiana, que é a líder mundial do setor de mineração, consta a implantação de um grande projeto de geração de energia solar no sertão cearense, cuja potência será capaz de fazer operar sua indústria de hidrogênio verde no Pecém.