Sudene confirma presença na Expoece 2025

Braga Almeida, presidente da Associação dos Criadores do Ceará, promotora da exposição, reuniu-se com o superintendente da autarquia, Francisco Alexandre

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
(Atualizado às 08:50)
Legenda: O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre (E), e o presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Braba Almeida, em Recife
Foto: Divulgação
Esta página é patrocinada por:

Confirmado! A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) terá um estande próprio na 69ª edição da Expoece, a Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará, que se realizará de 8 a 16 do próximo mês de novembro. 

Os detalhes da participação da Sudene, organismo vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, foram finalizados terça-feira, 14, em reunião realizada na sede da Sudene, em Recife.  

Braga Almeida, presidente da Associação dos Criadores do Ceará, que promove a Expoece, foi recebido em audiênciapelo novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, que tomou posse no mês passado.    

Durante a audiência, Braga Almeida e Francisco Alexandre debateram sobre como a Associação dos Criadores do Ceará poderá contribuir com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene com o objetivo de apontar as políticas públicas e os investimentos para o desenvolvimento da região nordestina nos próximos anos.  

A Sudene atua como parceira técnica da Chamada Nordeste, que integra o programa Nova Indústria Brasil (NIB), tendo recebido, no último mês de setembro, R$ 127 bilhões em projetos para impulsionar os diferentes setores da economia regional, incluindo a indústria e a agropecuária.  

“Estamos muito lisonjeados com o fato de a Sudene confirmar presença na Expoece pelo segundo ano consecutivo. Estamos recebendo o reconhecimento dessa importante instituição federal a uma exposição que retrata fielmente a agricultura e a pecuária do Estado do Ceará. Não à toa, a Expoece é o mais longevo evento do agronegócio cearense”, afirmou Braga Almeida.   

Neste ano, a Expoece terá, em vez de oito, nove dias de duração, sendo realizada no seu tradicional endereço -- o Parque de Exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.   

“Passaremos a ter dois fins de semana completos com o evento começando no sábado em vez do domingo. Este já era um pedido antigo do nosso público e resolvemos atender para também celebrar a conquista da Expoece, que, com a sanção do governador Elmano de Freitas, se tornou patrimônio cultural imaterial do Ceará”, disse o presidente da Associação dos Criadores do Ceará.  

A Expoece é considerada o principal evento do agronegócio cearense em número de animais expostos para o público. Na sua última edição, ela registrou aproximadamente cinco mil animais entre aves, bovinos, caninos, caprinos, equinos, felinos e ovinos. A Expoece é realizada anualmente pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC), que tem sede no mesmo parque onde a exposição é realizada desde 1954. 

Veja também