Sesi-Ceará faz 28 mil testes de Covid em três meses

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado, o Sesi movimentou suas seis unidades na capital e no interior.

Legenda: O trabalho eficiente das equipes do Sesi-Ceará foram elogiados pelo comando da Secretaria de Saúde do Governo do Estado
Foto: Sesi/Divulgação

Foram encerrados ontem, 11, as operações dos Centros de Testagem de Covid-19 do Sesi, resultados de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) com o Governo do Estado, por meio de sua Secretaria Estadual de Saúde.
 
Durante os três meses de atividades, nas seis unidades do Sesi, foram realizados 27.939 testes de Covid 19.

Veja também

A parceria foi iniciada no dia 10 de janeiro e envolveu 93 profissionais, exatamente no período em que o Ceará enfrentou a terceira onda da pandemia, que chegou junto com outra onda da gripe Influenza. As duas doenças virais têm sintomas parecidos, o que elevou a procura de pessoas por centros de testagem.

O superintendente do Sesi-Ceará, Paulo André Holanda, falou à coluna sobre a importância da parceria:

“A Fiec e o Sesi têm grande empenho em promover saúde e bem-estar ao nosso povo, gerando e contribuindo com ações efetivas. Nossas equipes trabalharam com muito profissionalismo, durante 90 dias, e agradecemos também pelo apoio essencial e proativo de toda a equipe da Secretaria de Saúde, que nos deu total suporte na prestação dos serviços. Estaremos sempre abertos a novas parcerias”, disse ele.

Segundo a secretária Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Secretaria de Saúde, Ricristhi Gonçalves, a atuação do Sesi-Ceará foi fundamental. 

“O Sesi entrou no contexto para nos apoiar, oferecendo-nos todo o aparato e profissionais altamente qualificados, além dos profissionais que foram capacitados exclusivamente para essa atividade. O Serviço Social da Indústria do Ceará entregou o melhor e mais bem organizado serviço de testagem à população do Ceará!”, testemunhou Ricristhi.

O Sesi-Ceará disponibilizou as unidades de Fortaleza (Parangaba, Centro e Barra do Ceará), Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral, com estruturas suficientes para a realização de 1.500 testes diários em espaços exclusivos, seguindo todos os protocolos sanitários para garantir segurança às equipes e aos usuários.

Com os seis centros de testagem do Sesi, o Governo do Estado dobrou sua capacidade de atendimento, à época, desafogando a rede pública, evitando aglomerações e proporcionando atendimento gratuito e de qualidade a toda população cearense.

“Nosso objetivo era atender a população de forma ágil garantindo as condições sanitárias indispensáveis a um centro de testagem. Nesses três meses nossa equipe se dedicou bastante a esse projeto. Hoje o sentimento é de satisfação pelo dever cumprido de termos, através dessa parceria do Sesi com a Secretaria de Saúde, colaborado com as ações de combate ao coronavírus no nosso estado”, afirmou a coordenadora de Saúde do Sesi-Ceará, Andrea Pinheiro.