Mateus atrasa, mas Rede Uniforça Supermercados cresce

Obras da loja da rede Mateus na Barão de Studart ainda não começaram por causa de providências burocráticas. Enquanto isso, a Uniforça Supermercados, que congrega 34 pequenos empresas, avança em Fortaleza e no interior do Ceará.

Legenda: O varejo supermercadista avança no Ceará, e a Rede Uniforça com suas 34 empresas associadas está crescendo
Foto: Kid Júnior / Diário do Nordeste

Problemas burocráticos, como a obtenção das várias licenças para o início das obras, têm atrasado os serviços de reforma do imóvel – localizado na Avenida Barão de Studart, esquina com a Antônio Sales, no coração da Aldeota – onde será instalada a maior loja do Grupo Mateus no Ceará. 

Uma fonte da empresa -- que tem sede em São Luís do Maranhão e lojas nos estados do Norte e Nordeste do país, sendo aterceira maior empresa do varejo brasileiro -- informou que os trabalhos serão iniciados tão logo seja superada essa burocracia, que inclui também os organismos de meio ambiente e urbanismo da Prefeitura de Fortaleza. A mesma fonte disse que tudo avança conforme o cronograma.

Há uma muito boa expectativa em torno da abertura dessa loja, que deverá ser a primeira que o Grupo Mateus abrirá na área, digamos assim, de maior poder de aquisitivo da capital cearense. 

Este colunista esteve, recentemente em São Luís e lá conversou com fontes do Mateus, uma das quais revelou o seguinte: ficou cara a locação de imóveis – edificados ou não – nos chamados bairros nobres de Fortaleza como o Meireles, Parque do Cocó, Guararapes e Luciano Cavalcante. 

Um empresário cearense do setor supermercadista confirmou a existência dessa dificuldade ligada aos altos valores de locação de imóveis para o varejo na cidade de Fortaleza. É por esta razão que as lojas de supermercados estão invadindo bairros mais distantes. 

E por falar no varejo supermercadista, chegou a esta coluna a informação de que, com 45 milhões de atendimentos anuais, um número extraordinário, a Rede Uniforça Supermercados – que congrega 34 pequenas empresas do setor, espalhadas em bairros populares de Fortaleza e em cidades do interior do estado – está consolidando o associativismo, por meio do qual fazem compras em escala junto aos fornecedores da indústria e do agro a preços menores. 

A Uniforça, já citada como uma das principais redes associativas do Brasil, vem crescendo e expandindo-se na velocidade da Space X. Esta coluna chama atenção para os números da rede:

O conjunto dos seus pequenos supermercados já conta com 102 lojas distribuídas em todo o Ceará, ocupando uma incrível área de 77 mil metros quadrados.
 
Há mais: a Rede Uniforça tem 30 anos de atuação no varejo cearense, sendo a maior organização associativa da região Nordeste, oferecendo – segundo seus diretores – soluções de armazenamento, distribuição e logística aos seus supermercados. 

A Uniforça está incluída entre as cinco maiores redes associativas do setor do varejo supermercadista no Brasil. 

As suas 34 pequenas empresas associada dão emprego direto a 8.500 colaboradores. 

Os números expressivos da rede são produto do relacionamento de proximidade com o público consumidor, de que é prova o número de atendimentos anuais. Além disto, a marca apresentou, de 2022 para 2023, um crescimento de 11,2% no faturamento de suas associadas. 

“Ao longo dos seus 30 anos de atividade, a Rede Uniforça construiu um forte posicionamento no ramo de supermercados no Ceará e no Nordeste. Nossas operações ajudam os empreendedores e apoiam os fornecedores locais, o que nos ajuda a gerenciar a logística de distribuição das mercadorias. Nosso sistema se adapta às necessidades de cada empresa associada, promovendo uma atitude positiva dentro e fora da empresa", como disse à coluna o presidente da Uniforça, empresário Murilo Tavares.

O associativismo é a saída para as micro e pequenas empresas, pois, por meio dele, é possível juntar micro e pequenos negócios do mesmo setor numa só entidade com músculos suficientes para enfrentar as pressões dos grandes fornecedores.

Veja também