Governo estuda mudança no comando da ZPE Ceará

Fonte empresarial ligada ao governo estadual indica que o presidente da ZPE, Hélio Leitão, irmão do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, poderá ocupar importante posição na diretoria do Complexo do Pecém

Legenda: Hélio Leitão, que assumiu recentemente a presidência da ZPE, poderá ser deslocado para uma diretoria do Complexo do Pecém
Foto: ZPE / Divulgação

Uma fonte empresarial com ligação direta com o Palácio da Abolição transmitiu à coluna a informação de que está sendo cogitada a substituição do presidente da ZPE – Zona de Processamento para Exportação do Ceará – que é hoje Hélio Winston Leitão. 

A mesma fonte adiantou que Leitão seria guindado a uma destacada posição na diretoria da CIPP S/A - Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém Sociedade Anônima.

Hélio Leitão é irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, numa possível aliança com o PSB liderado pelo senador Cid Gomes. 

Uma fonte da própria CIPP confirmou que, no ambiente interno da empresa – da qual é sócia com 30% do capital a Autoridade do Porto de Roterdã – já se comenta sobre essa substituição.

A ZPE Ceará está vinculada à CIPP S/A, que é comandada pelo economista Hugo Figueiredo. A presidência da ZPE é uma posição política e estrategicamente importante – é na sua área geográfica que se localiza a gigantesca usina siderúrgica da ArcelorMittal e é nela que serão instaladas as unidades industriais que produzirão Hidrogênio Verde.

No meio empresarial, a informação foi recebida com surpresa. 

Veja também