Evangelho de hoje, 6ª feira, dia 08/03/2024 (Mc 12, 28b-34)

Qual o primeiro mandamento? Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!. O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!"

Naquele tempo: Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.  

Reflexão -  A Palavra nos revela o Amor de Deus!

“Ouve, ó Israel”!  Começando com estas palavras Jesus nos revela que precisamos primeiramente ouvir a Deus para que saibamos vivenciar o primeiro mandamento. Não adianta considera-Lo como nosso único Senhor, se não escutarmos a Sua Palavra e não a vivenciarmos no nosso dia a dia. Portanto, ouvir o Senhor, escutá-Lo, atendê-Lo de todo o coração, alma e entendimento, é amá-Lo com toda a nossa força. O fundamento da Lei de Deus é o AMOR, portanto, Amar a Deus, a si mesmo e ao próximo é o resumo de todo o ensinamento divino. Todo aquele que entende de coração essa verdade não está longe do Reino de Deus. Isto fazendo, nós podemos ter certeza de que iremos amá-Lo e amaremos também o nosso próximo, como a nós mesmos. Jesus tem também o cuidado de nos dizer que amar a nós mesmos com o amor de Deus é o início de tudo. A Palavra nos garante que Deus nos amou primeiro, e é por meio desta Palavra que o Amor de Deus penetra no nosso coração e nos toca dando-nos o entendimento do amor que devemos ter para com os nossos irmãos e irmãs. Sabemos se estamos perto do reino de Deus quando nós nos amamos, quando nós nos aceitamos e, consequentemente, praticamos o amor ao próximo, por amor a Deus. Maior que todos os holocaustos e sacrifícios, são o zelo, o cuidado e o carinho que cultivamos com as pessoas em Nome de Deus.   Se entendermos isso, se escutarmos e colocarmos em prática viveremos o céu na terra. - Você sabe qual é a diferença entre gostar e amar? - Você ama a  si mesmo (a)? - O que você deseja ao seu vizinho é o mesmo que deseja para si?  - Você tem dificuldade em aceitar a si mesmo? E aos outros? – Para você o que é amar a Deus?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO

Veja também