Evangelho de hoje, 3ª feira, 12/07 (Mt 11,20-24)

Jesus disse: "Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!' "

Naquele tempo: Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!'  

Reflexão – A palavra de Deus nos leva à conversão.

Veja também

Jesus nos dá consciência de que a nossa responsabilidade diante dos acontecimentos da nossa vida é pessoal e intransferível. Assim, Ele se reporta aos fatos bíblicos para abrir os nossos olhos e esclarecer que todos aqueles que têm acesso à Sua Palavra e conhecimento dos Seus ensinamentos, serão tratados com mais dureza do que outros (as) que ainda vivem na ignorância, porque não conhecem a riqueza dos Seus preceitos. Assim sendo, a Palavra de Deus a cada momento, nos exorta e admoesta com o objetivo de nos levar à conversão e mudança concreta de vida e de atitude gerando transformação interior. Portanto, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, somos nós também, hoje, que recebemos os favores de Deus, usufruímos de bênçãos gratuitas, no entanto, nos acomodamos na mesma vida de sempre sem mudança nem transformações. Apesar de refletir e meditar nas mensagens do Evangelho, somos como aquelas cidades onde Jesus operou milagres e prodígios e, nem assim, quiseram acreditar que Ele fosse o Filho de Deus feito homem. Continuavam com as mesmas práticas e não se arrependiam dos seus pecados. Às vezes, nós julgamos as pessoas que vivem no mundo e praticam absurdos e não consideramos que, se elas tivessem tido a mesma oportunidade que nós, talvez pudessem arrepender-se e, quem sabe, alcançar no reino de Deus um lugar melhor que o nosso.  Por isso, hoje, Jesus nos chama a abrir olhos e ouvidos a fim de apreender os Seus ensinamentos e continua nos avisando e admoestando, porém, não acreditamos. Por outro lado, às vezes, temos mais fé nas pessoas que nos ensinam como viver no mundo, levando vantagem e usufruindo dos bens e não escutamos os conselhos de Jesus que veio ao mundo para nos garantir não somente bens e posses, mas, a vida interminável. A Ele, sim, devemos dar crédito, porque as Suas Palavras são palavras de vida eterna.   Você tem dado crédito à Palavra que reflete?  – A que espécie de vida a Palavra de Deus o (a) tem guiado? – Você identifica milagres na sua vida? – Como você tem demonstrado gratidão a Deus?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO