Evangelho de hoje, 2ª feira, dia 20/11/23 (Lc 18, 35-43)

Jesus disse ao cedo; "Enxerga, pois, de novo. A tua fé de salvou". No mesmo instante o cego começou a ver de novo.

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' As pessoas que iam na frente  mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda:  'Filho de Davi, tem piedade de mim!' Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu:  'Senhor, eu quero enxergar de novo.' Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.' No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.   

Reflexão – Todos nós poderemos ter a nossa visão restaurada se estivermos atentos à passagem do Senhor!

Ao dizer que queria enxergar de novo, o homem da história do Evangelho dava mostras de que não seria um cego de nascença, mas alguém que havia perdido a visão e não conseguia mais enxergar. Apesar de não ver, ele estava atento ao que se passava ao seu redor, por isso, quando a multidão que acompanhava Jesus passou aproveitou para gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Isto nos leva a refletir que todos nós também em algum momento estamos como esse cego de Jericó, quando nos perdemos de Deus, nos afastamos da vivência da Sua Lei e mergulhamos na escuridão do mundo, entregues ao pecado. Não enxergamos nem vislumbramos mais as coisas como antigamente, falta-nos a esperança. No entanto, porém, como o cego da história, todos nós poderemos ter a nossa visão restaurada se estivermos atentos à passagem do Senhor. O cego de Jericó não via, mas ouvia e podia falar, por isso gritou e apesar das pessoas mandarem-no calar-se, ele insistiu.   Por causa da sua persistência e determinação, que são atitudes de fé, Jesus o curou da sua cegueira. Quando tomamos consciência de que estamos desnorteados e precisamos de restauração,  não podemos mais nos acomodar na “beira do caminho”. Para que sejamos curados  da nossa cegueira momentânea ou do nosso entendimento deturpado,  precisamos  parar e perceber a passagem de Jesus e gritar como o cego o fez: “Jesus, estou aqui, preciso te ver, preciso te servir, cura a minha falta de entendimento, converte o meu coração”.  O Senhor vai querer saber de nós o que desejamos e a nossa resposta consciente determinará o grau da nossa fé no Seu poder curador. Não percamos a oportunidade, Jesus Cristo está passando por aqui, aproveite este momento e receba a cura e a restauração da sua visão. – Você já percebe que Jesus está perto e quer tirar todas as suas dúvidas? – Qual é a sua cegueira: o que você ainda não está entendendo? – O que precisa acontecer para que você saia do comodismo? – Você tem medo de que as pessoas o mandem calar-se? -  Você tem coragem de gritar por Jesus mesmo que chame a atenção de todos?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO

Veja também