Evangelho de Hoje, 2ª feira, 01/08 (Mateus 14, 13-21)

Jesus disse aosseus discípulos: ""Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!"

Naquele tempo, quando soube da morte de João Batista,Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé́. Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!" Jesus, porém lhes disse: "Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!" Os discípulos responderam: "Só́ temos aqui cinco pães e dois peixes". Jesus disse: "Trazei-os aqui". Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.  

Reflexão – O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes prefigura a Eucaristia!

Veja também

Neste Evangelho da multiplicação dos pães e dos peixes nós podemos tirar para a nossa vida muitas lições que nos serão preciosas. Primeiramente, comprovamos o poder de Deus que se manifesta quando oferecemos a Ele o que temos nas nossas mãos para que abençoe e multiplique conforme a Sua vontade! Depois, a certeza de que o Senhor providenciará para nós tudo de que necessitamos, material e espiritualmente, para nos alimentar na caminhada em busca do reino dos céus! E mais ainda, a lição de solidariedade que o Senhor nos dá quando nos exorta a sair da nossa comodidade para ser Seu instrumento junto às necessidades dos irmãos. Assim, pois, Ele nos fala: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” Quantas vezes nós também queremos nos ver livres dos problemas e despedimos as pessoas porque se tornaram empecilhos à nossa missão na medida em que temos dificuldades em caminhar com elas! Quantas vezes pessoas vêm famintas, precisando da nossa ajuda e fazemos vista grossa às suas dificuldades, crendo que não somos capazes de ajudá-las, pois, temos muito pouco tempo ou mesmo porque achamo-nos pequenos e limitados! O Senhor nos manda sentar para que possamos parar e refletir sobre a nossa vida, partilhando e dividindo com as outras pessoas os nossos planos e sonhos. Tudo isso, dentro da perspectiva de Deus e à luz da Sua Palavra e dos Seus ensinamentos.  O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes prefigura a Eucaristia! Pelo poder do Espírito Santo, Jesus transforma as nossas ofertas no Seu Corpo e no Seu Sangue para nos alimentar e dar vida nova.  Na narrativa do Evangelho, ao tomar os pães e os peixes nas mãos e dar graças ao Pai, Jesus também nos deu o exemplo de como poderemos multiplicar os nossos dons e pelo poder do Espírito Santo transformá-los em alimento para o povo necessitado.  Recebemos de Deus a vida! Temos muito o que doar: saúde, paz, alegria, juventude e a nossa capacidade de olhar, de sorrir, de cantar, de amar, de sonhar e de desejar.  – Você também tem inclinação a querer eliminar da sua frente aquelas pessoas que “dão trabalho”? - De que você dispõe para alimentar a multidão que procura pão? -  A quem Jesus lhe manda hoje, oferecer o pão da Palavra? – Você tem sentado com as pessoas para partilhar a sua vida?  - Você tem colocado nas mãos do Senhor os seus talentos e os seus dons?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO