Embraer e Thales juntas por aeronave de pouso e decolagem verticais

Parceriia envolve estudos conjuntos ao longo de 12 meses. Iniciados em janeiro de 2022, envolvendo aspectos técnicos, econômicos e a viabilidade adaptável de uma aeronave 100% elétrica.

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
(Atualizado às 12:26)
Legenda: A Embraer, por meio de sua subsidiária Eve, está muito avançada nos estudos sobre o carro voador
Foto: Embraer / Eve / Divulgação
Esta página é patrocinada por:

Mensagem enviada pela Embraer a esta coluna informa: A Eve UAM LLC, empresa da Embraer, e a Thales, líder global em soluções tecnológicas, serviços e produtos nas áreas de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte, identidade digital e mercados de segurança, uniram-se para apoiar o desenvolvimento da aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais (eVTOL) da Eve no Brasil. 

Veja também

A parceria estratégica envolve uma série de estudos conjuntos ao longo de 12 meses. Iniciados em janeiro de 2022, esses estudos contemplam aspectos técnicos, econômicos e a viabilidade adaptável de uma aeronave 100% elétrica. 

A Thales também contribuirá com sua experiência no desenvolvimento de sistemas de aviação, elétricos, de controle de voo, navegação, comunicação e conectividade.

“Esta parceria fortalecerá a posição da Eve como líder no mercado global e nosso compromisso em oferecer um novo modo de transporte urbano eficaz e sustentável. A Embraer é líder no setor de aviação no Brasil e no mundo e tem parceria com a Thales há mais de 30 anos. Agora, a Eve vai alavancar essa parceria também”, disse André Stein, co-CEO da Eve.

“A Thales está ativamente engajada no desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana. Estamos orgulhosos de dar um novo passo no Brasil, juntando-nos à Eve em um projeto que pode ser um divisor de águas para a mobilidade urbana sustentável em todo o mundo”, aformou Yannick Assouad, vice-presidente executivo de Aviação da Thales. “Essa indústria vem para ficar e trará muitas vantagens para o País, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, devido ao uso de energia limpa”, acrescentou ele.

Tanto o Centro de Tecnologia Espacial da Thales, em São José dos Campos (SP), quanto o recém-inaugurado Centro de Aeronaves, em São Bernardo do Campo (SP), darão suporte às equipes da Eve e da Embraer que trabalham no projeto, que também contarão com engenheiros da Thales na França, Canadá e Estados Unidos.

“Esta parceria complementa os investimentos da Thales no Brasil, confirmando a relevância do País em nosso negócio global. Além disso, demos mais um passo importante ao firmar uma parceria com um cliente tão importante como a Embraer”, completa Luciano Macaferri, diretor geral da Thales Brasil.