Estamos realmente vivendo uma nova era da exploração espacial – quase todo mês há missão para a Lua. No meu último texto abordando o tema eu falei justamente que o Japão tinha assumido a liderança e que era como um piloto de Fórmula 1 ficar na frente enquanto o líder do campeonato vai para os boxes. Então... O líder da corrida voltou e são os EUA.
No último dia 15, a empresa Intuitive Machine enviou um lander para a Lua. Diferentemente de um rover, que uma espécie de automóvel, um lander é uma sonda que se fixa na superfície de qualquer astro, neste caso, da Lua. Dentre os experimentos, vai um medidor de partículas solares. Como não há campo magnético nem atmosfera na Lua, uma medida lá dá uma grande precisão do vento solar.
Mas quem é esta empresa a qual muitos estão conhecendo agora? Ela foi fundada em 2013 e está despertando o meu interesse com o slogan: “Nós disponibilizamos o acesso à Lua para o progresso da humanidade”. Me lembrou uma mistura da frase do Neil Armstrong com as palavras na bandeira do Brasil. Mas eu gostei.
Com sede em Houston (Leia-se “Riuston”, a mesma famosa cidade citada por Tom Hanks no filme Apollo 13: “Houston, we have a problem!”), no Texas, a empresa privada tem foco em missões para a Lua. Isso quer dizer que teremos uma nova concorrente da SpaceX e Blue Origin? Não necessariamente.
Neste caso, a missão nomeada IM-1 foi lançada por um foguete Falcon-9 da SpaceX. A IM recebeu cerca de 70 milhões de dólares para realizar a missão. E é baixo orçamento, como o filme dos Cavaleiros do Zodíaco live action (adoro cavaleiros, mas ô filme ruim!), que recebeu 60 milhões de dólares para a produção. Os investidores já podem escolher entre uma missão espacial ou fazer um filme.
Um voo do Falcon custa em média 62 milhões de dólares. Ambas as empresas têm interesse na missão, pois este lançamento servirá de treino para SpaceX que se prepara para missão Ártemis. Gostaria ainda de deixar um coisa bem clara: essas agências privadas ainda não superam a NASA. Na verdade, quem está financiado todo o projeto é a famosa agência espacial americana.
Veja também
Outro fato, é que até agora nenhuma agência privada conseguiu pousar em segurança na Lua. E, como é a primeira vez desta empresa, tudo pode acontecer. Eu torço para que dê certo. O lançamento mal começou e já temos imagens incríveis. A sonda tirou uma "selfie" com nosso planeta redondinho ao fundo mostrando a Austrália.
Pena que não serve para mostrar para os terraplanistas porque foi obtida por meio de uma lente olho de peixe. Eu conheço diversos “argumentos” dos terraplanistas. As lentes olho de peixe são usadas porque possuem um amplo campo de visão. Também são usadas em portões para você observar a rua de maneira ampla. Contudo, ela deixa tudo arredondado e os terraplanistas dizem que a imagem da Terra aparece redonda por causa da lente de olho de peixe.
É um argumento confuso porque, se fosse plana e vista de perfil, veríamos a Terra em forma de anel, o que claramente não é verdade. Podemos ver na imagem que até mesmo a sonda está distorcida quase fechando um anel.
Bem que eles poderiam fazer uma imagens dessas com uma lente convencional, mas não adiantaria muito. Há quem dissesse que a imagem seria feira por inteligência artificial. Até tem, mas eu queria uma nova. De todo modo, o lander está previsto para chegar à Lua nesta quinta-feira, dia 22.