Apesar das chuvas, cometa deverá estar visível em janeiro

Devido à poluição luminosa, a dica é se afastar da capital

Legenda: A partir do dia 21 de janeiro poderemos notar o Cometa C/2022 E3
Foto: Jose Francisco Hernández

O ano começou e as chuvas chegaram. Apesar de estarmos no verão desde o dia 21 de dezembro, muitos cearenses chamam esta época equivocadamente de “inverno”. O termo apropriado é quadra chuvosa. Está na hora de parar as pinturas de paredes, investir em impermeabilização geralmente com manta asfáltica.

Ou pelo menos é hora de lembrar que deveria ter feito algo pra impedir a infiltração. Antes do conhecimento em Astronomia, o conhecimento em meteorologia é útil para o astrônomo profissional ou amador.

Para Astronomia, esta época é pouco promissora, pelo menos para as cidades do litoral.  Uma pena, até mesmo porque tem um cometa ficando cada vez mais visível. A partir do dia 21 de janeiro poderemos notar o Cometa C/2022 E3. Na nomenclatura, a letra C é de cometa, depois temos o ano de sua descoberta.

Cometa C/2022 E3
Legenda: A partir do dia 21 de janeiro poderemos notar o Cometa C/2022 E3
Foto: Jose Francisco Hernández

A letra E indica o mês o qual foi descoberto correspondendo ao mês de março segundo um catálogo da União Internacional de Astronomia. O número 3 é porque foi o terceiro cometa encontrado no ano passado. Ele estará visível a partir das 1:30h da madrugada até o nascer do Sol por volta das 5:40h.

Devido à poluição luminosa, a dica é se afastar da capital. Por exemplo, ao sair de Fortaleza para Quixadá, a luminosidade diminui cerca de 88% (mapa de poluição).