A importância do networking para a gestão da carreira

Legenda: Networking é um termo em inglês para “rede de contatos”, é a habilidade de criar e manter uma rede de contatos profissionais alinhada aos seus objetivos de carreira
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Gestão de carreira é um processo que acontece ao longo da vida, e uma habilidade que apoia o sucesso dessa jornada é o networking. A criação e manutenção de conexões são fundamentais para quem deseja se destacar no mercado de trabalho e deseja ser visto como uma autoridade na sua área de atuação. Mas por que é importante fortalecer uma rede de contatos?

Networking é um termo em inglês para “rede de contatos”, é a habilidade de criar e manter uma rede de contatos profissionais alinhada aos seus objetivos de carreira, não necessariamente do mesmo segmento de atuação. Conhecer outros profissionais, novas estratégias, trocar ideias, obter informações privilegiadas ou, ainda, encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho são alguns benefícios que essa prática proporciona, além de mantê-lo competitivo para fechamento de novos negócios.

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Diferentemente do que muitos acreditam, ter muitos seguidores nas redes sociais não garante um bom networking; já a interação constante com os contatos da rede, sim.

Alguns equívocos na criação de Networking...

  1. Evite procurar as pessoas somente quando estiver precisando de algo. Além de antipático e inconveniente, fazer isso com frequência demonstra oportunismo e egoísmo. Será impossível manter um relacionamento saudável e com uma conexão real.
  2. Não saber com clareza quais pessoas você realmente deseja ter em sua rede de conexões.
  3. Forçar ser o centro das atenções em eventos profissionais ou encontros sociais. Falar demais e ouvir de menos tensiona o ambiente mudando a sua dinâmica. As pessoas se distraem em conversas paralelas e, em alguns casos, evitam iniciar conversas com pessoas assim.
  4. Vender-se excessivamente e a qualquer custo. É muito desagradável participar de momentos em que uma pessoa mantém o foco da conversa em si mesmo profissionalmente. É desagradável quando identificamos que alguém está participando de uma rede somente para tirar vantagens e divulgar seus serviços e habilidades, de forma exagerada. Além de criar constrangimentos, passa a imagem de uma relação estabelecida por interesse.
  5. Forçar intimidade e fazer comentários inadequados sobre a própria vida pessoal e das pessoas.
  6. Enxergar as pessoas da sua rede que atuam em sua área de atuação como “inimigos”. Uma rede de contatos tem como papel principal potencializar oportunidades. Esses movimentos são possíveis quando as pessoas respeitam o sucesso e o conhecimento dos outros, permitem-se aprender, trocar ideias, contribuir e pensar em parcerias.

Como criar e manter uma rede de contatos sólida?

  1. Participe de eventos que estejam relacionados ao seu segmento de atuação e aos seus objetivos de carreira. Além de se atualizar é uma oportunidade de conhecer histórias que inspiram.
  2. Utilize adequadamente as mídias sociais, elas são ferramentas poderosas para criar oportunidades para novas conexões. Posicione-se como referência na sua área. Compartilhe conteúdos relevantes, escreva artigos, estimule a interação do seu público.
  3. Crie uma relação em que haja reciprocidade genuína. Para receber a ajuda de colegas, amigos e/ou ex-colegas de trabalho, você precisa dar algo em troca. Esteja disposto a dividir informações, ajudar as pessoas e facilitar novas conexões. Vibre pelo sucesso do outro! Curta, comente, compartilhe o conteúdo dos seus contatos.
  4. Estude, estude, estude!!! Mantenha-se bem-informado com relação ao mercado e a sua atividade profissional. Seja ‘interessante’ promovendo ou participando de conversas saudáveis, produtivas e com qualidade.
  5. Mantenha essas relações! Preocupe-se em saber como essas pessoas estão e o que estão fazendo. Conectar-se regularmente cria um elo forte com as pessoas, além de demonstrar que você, realmente, faz parte da vida delas.
  6. Esteja disposto a acolher e a ajudar! Se um contato informa que está fora do mercado de trabalho e solicita indicações; pede sugestões para contratação de outros profissionais; e/ou pede referência de alguém; é importante que nesse, momento, você retribua a oportunidade de fazer parte da rede para que, posteriormente, você não se sinta sozinho em um momento semelhante.

Lembre-se:

Networking de qualidade envolve troca genuína, empatia, profissionalismo, flexibilidade e humildade. Ao criar a sua rede de conexões, seja você mesmo e cultive comportamentos favoráveis às relações saudáveis.

A pessoa que se sentou ao seu lado em um evento pode ser a mesma que tem a condição de lhe oferecer uma excelente oportunidade. Tenha uma postura profissional; demonstre interesse pelas pessoas; ouça primeiro e fale depois; participe dos debates; esteja presente plenamente; e quando oportuno, diga quem você é e o que faz. No mais... educação, simpatia e empatia são de graça, e não faz mal a ninguém.

Nesta coluna, trarei para você assuntos relacionados a carreira, liderança, coaching e tendências sobre os assuntos. Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando este post ou enviando mensagem para o meu Instagram: @delaniasantoscoach.

Será maravilhoso ter você comigo nesta jornada. Até a próxima!

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora.

 



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