Fortaleza receberá um evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) no próximo dia 27 de agosto.
A informação foi dada pelo prefeito Evandro Leitão (PT), durante o Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (ForClima), nessa sexta-feira (28).
De acordo com Leitão, o evento abordará os temas que serão pautados em novembro, em Belém, a primeira cidade brasileira a sediar a conferência mundial.
“Vamos lançar luzes para todo o Brasil, antecipando o que será discutido na COP30, que vai ocorrer em Belém. Nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental é constante e se fortalece em espaços de reflexão e compartilhamento de conhecimentos, como o ForClima e a COP30”, afirmou.
Os principais temas da COP30 são:
- Redução das emissões de gases de efeito estufa;
- Adaptação às mudanças climáticas;
- Financiamento climático para países em desenvolvimento;
- Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
- Preservação das florestas e da biodiversidade;
- Justiça climática e os impactos sociais decorrentes das mudanças climáticas.
Entenda conceitos importantes para a economia atual e a agenda climática
Tira-dúvidas
ESG é a sigla, em inglês, para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance). O conjunto de práticas visa reduzir os impactos ambientais provocados pelas empresas e desenvolver um sistema econômico justo e transparente. Por isso, pode contribuir para a descarbonização da economia, termo usado para a redução da emissão de dióxido de carbono (CO₂), principal gás responsável pelo efeito estufa. ESG surgiu em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, e também está atrelado aos Objetivos de Desenvolvimento da ONU.
Enquanto a Agenda ESG foca na incorporação de práticas ambientais, sociais e de governança dentro do modelo empresarial existente, a economia solidária propõe outro modelo econômico, com um novo jeito de produzir, consumir e compartilhar riqueza, fundamentado na cooperação, solidariedade e comércio justo. Nesse sistema proposto, também há preocupação com o uso responsável dos recursos naturais e a proteção ambiental.
É a 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), um evento anual. A COP faz reuniões convocadas pelas Nações Unidas para discutir sobre mudanças climáticas. Este ano marca um momento histórico, pois será a primeira vez que o Brasil sediará a COP, com a cidade de Belém, no Pará.
A Agenda 2030 é um compromisso global firmado pelos 193 Estados-membro da ONU, com o objetivo de gerar desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental, considerando as prioridades de países e localidades. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são parte da Agenda 2030.
O Acordo de Paris é um pacto internacional voltado para conter o aquecimento global, aprovado como lei doméstica por 194 países e pela União Europeia, em 2015. Pelo tratado, a meta era manter o aquecimento abaixo de 2ºC e, na medida do possível, 1,5ºC.