Ceará tentará jogar Copa do Nordeste 2026 mesmo se classificar para Sul-Americana, diz presidente

A medida foi revelada pelo presidente alvinegro João Paulo Silva

Escrito por
Alexandre Mota alexandre.mota@svm.com.br
(Atualizado às 07:35)
Legenda: O Ceará se sagrou campeão da Copa do Nordeste pela última vez em 2023
Foto: Felipe Santos / Ceará

O Ceará deseja participar da Copa do Nordeste de 2026. Com a permanência encaminhada na Série A, o Vovô entrou na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana nas últimas rodadas, mas não abre mão de disputar o torneio regional, que é tratado como um dos objetivos do 1º semestre do ano.

A situação foi revelada pelo presidente alvinegro João Paulo Silva em entrevista exclusiva para o Diário do Nordeste. O clube deve solicitar a medida junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em caso de classificação à Sula, uma vez que a entidade anunciou o novo calendário nacional para 2026, com uma regra para o Nordestão: a equipe que jogar uma competição internacional terá a participação impedida na Copa do Nordeste daquela edição.

"Confirmando essa possibilidade do Ceará ir para a Sul-Americana, eu vou tentar junto à CBF, que o clube participe da Copa do Nordeste. Eu sei que o calendário vai ficar apertado, mas é um campeonato que o Ceará sempre valorizou, tricampeão da competição, a gente sempre levou a sério até pela questão de que o nosso torcedor se aproxima mais por ser a competição mais importante do 1º semestre. Não sei se vai ser possível, mas eu vou tentar".
João Paulo Silva
Presidente do Ceará

Na história, o Vovô é tricampeão regional: 2015, 2020 e 2023. Na atual temporada, no entanto, foi eliminado nas semifinais, sendo superado pelo Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova. O contraponto dessa decisão institucional é o fato que o calendário se torna mais “apertado” com mais torneios.

"É um ano diferente, próximo ano tem Copa do Mundo e a gente precisa se adaptar à nova realidade e não posso dizer que vai ficar melhor ou pior. Neste ano de 2025 demos férias de quase 20 dias por conta da parada do Mundial (de Clubes). Nós vamos liberar o grupo depois do término do Campeonato Brasileiro, que é dia 7 de dezembro, e nós estamos programando o retorno para o começo do ano, no dia 2 de janeiro. O próximo ano será mais apertado de competições e a gente precisa ter sabedoria para trabalhar tudo isso da melhor forma”.
João Paulo Silva
Presidente do Ceará

A mudança no calendário existe principalmente devido à readequação da Série A. A competição agora é o centro da agenda nacional, sendo disputada de janeiro até dezembro, já iniciando em paralelo com os Estaduais. A medida visa valorizar mais o torneio, além de abrir mais lacunas sem jogos ao longo do ano, o que poderia reduzir a carga maior de partidas, “enxugando” o cronograma.

Pontuação para Copa Sul-Americana

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação de segurança para uma vaga na Copa Sul-Americana é de 47 pontos na Série A. A marca oferece 85,4% de chance de vaga. Atualmente, o Ceará é o 12º colocado, com 42. 

Assim, o time precisa ganhar mais cinco pontos. Logo, deve conquistar uma vitória e dois empates ou duas vitórias. Na avaliação da gestão, esse é um objetivo palpável até o fim do Brasileirão. Hoje, a vaga é oferecida até o 13º colocado, mas pode aumentar até o 14º a depender dos títulos da Copa do Brasil (Cruzeiro, Vasco, Fluminense e Corinthians disputam), da Sula (Atlético-MG está na final) ou Libertadores (Flamengo ou Palmeiras são finalistas).

  • 48 pontos (96,8% chance de vaga): + 2 vitórias
  • 47 pontos (85,7% chance de vaga): + 1 vitória e 2 empates
  • 46 pontos (60,7% chance de vaga): + 1 vitória e 1 empate
  • 45 pontos (30,5% chance de vaga): + 1 vitória
Assuntos Relacionados