Atentado ao ônibus do Fortaleza é tentativa de homicídio e não é caso isolado; veja casos recentes

Em 2023, membros da organizada do Sport também fizeram casos de violência

Legenda: O lateral-direito Dudu foi um dos jogadores do Fortaleza que se machucou no ataque ao ônibus
Foto: reprodução / Instagram

A delegação do Fortaleza sofreu um atentado em Recife/PE na madrugada desta quinta (22). A ação de membros da torcida organizada do Sport no ônibus do clube, alvejado por pedras e bomba, precisa ser configurada como tentativa de homicídio - passou qualquer limite de violência.

O incidente resultou em seis atletas machucados, com o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar sofrendo um traumatismo crânio-encefálico. Felizmente, até o momento, um susto, mas o que devemos esperar? Seria necessário alguém baleado? Morte? Não podemos ser reféns desse medo.

Os episódios não são isolados, mas sistemáticos. A cada ano, tudo acontece e piora. Em 2022, um ônibus com torcedores do Fortaleza foi alvo de uma emboscada de organizadas do Sport. Em 2023, um restaurante com a torcida do Ceará em Recife foi alvejado por tiros, enquanto na Arena Castelão, os rubro-negros iniciaram uma grande briga, arremessando cadeiras e até depredando o estádio após um gol do Vovô.

Escobar se machuca após ataque a ônibus do Fortaleza
Legenda: O argentino Gonzalo Escobar sofreu traumatismo crânio-encefálico e recebeu 14 pontos na cabeça
Foto: reprodução / Instagram

Assim, o ambiente hostil toma conta do esporte e ultrapassa qualquer contexto de rivalidade: é crime. Não podemos naturalizar esse cenário de guerra e terrorismo, as autoridades precisam parar de emitir notas de repúdio e partir para punições reais, com identificação dos CPFs e também CNPJ.

O caso exige uma resposta exemplar. O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, alegou que 200 pessoas uniformizadas protagonizaram uma emboscada com o time e, até agora, ninguém foi preso. As autoridades precisam de maior celeridade dentro do processo, com respostas firmes e rigorosas.

2024 | Ônibus do Fortaleza é alvejado com bomba e pedras

O ônibus que levava a delegação do Fortaleza foi atacado por torcedores do Sport após o jogo entre as equipes, em Recife, na madrugada desta quinta-feira (22). A delegação leonina deixava a Arena Pernambuco no momento do ataque. Torcedores do time pernambucano arremessaram bombas, rojões e pedras contra o veículo, quebrando janelas e atingindo jogadores.

O goleiro João Ricardo, os zagueiros Titi e Brítez, o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, o lateral-direito Dudu e o volante Lucas Sasha estão entre os feridos.

2023 | Restaurante com torcida do Ceará é alvejada por tiros

A torcida do Sport entrou em um restaurante em Recife/PE, onde torcedores do Ceará se confraternizaram, e iniciou uma confusão. Na tentativa de montar uma emboscada no local, muitos membros de uma organizada rubro-negra incitaram a confusão e também dispararam armas de fogo.

2023 | Briga generalizada na Arena Castelão, com arremesso de cadeiras

No jogo de ida da final da Copa do Nordeste, com vitória do Ceará contra o Sport na Arena Castelão, a torcida rubro-negra iniciou uma confusão generalizada nas arquibancadas, danificando diversos assentos e os arremessando em direção aos torcedores alvinegros após um gol do time cearense.